Agronegócio

Trigo sobe em Chicago com tensão no Mar Negro e impulsiona soja e milho

As cotações do trigo em Chicago iniciaram a segunda-feira (5) em forte alta, diante do aumento das preocupações com a guerra entre Rússia e Ucrânia e os possíveis impactos sobre o transporte de grãos pelo Mar Negro.

O movimento positivo também influencia os demais mercados agrícolas. Soja e milho operam em alta nesta manhã, acompanhando a valorização do trigo na Bolsa de Chicago.

Trigo registra terceira alta consecutiva

Por volta das 9h08, no horário de Brasília, o contrato do trigo para dezembro de 2026 avançava 10,75 pontos, negociado a US$ 6,93 por bushel.

Entre os demais vencimentos, o contrato para março de 2027 subia 10,25 pontos, para US$ 7,07 por bushel. Maio de 2027 registrava ganho de 9,50 pontos, a US$ 7,13, enquanto julho de 2027 avançava 8,75 pontos, também cotado a US$ 7,13 por bushel.

Com o desempenho desta segunda-feira, o trigo caminha para a terceira sessão consecutiva de valorização.

Guerra aumenta preocupação com exportações pelo Mar Negro

O avanço dos preços está relacionado principalmente aos temores de novos problemas no escoamento de grãos na região do Mar Negro.

Novas indicações de intensificação dos ataques russos contra estruturas da Ucrânia aumentaram as preocupações do mercado sobre possíveis danos à infraestrutura utilizada para o transporte e a exportação de commodities agrícolas.

A região é estratégica para o comércio internacional de trigo. Qualquer interrupção mais significativa nos embarques pode reduzir a oferta disponível no mercado global e aumentar a pressão sobre os preços.

Nos últimos meses, os fluxos de produtos agrícolas pelo Mar Negro já enfrentam restrições relevantes em razão do conflito.

Exportações russas de trigo despencam

Os dados mais recentes reforçam a preocupação dos investidores.

Segundo informações citadas pela Bloomberg, as exportações de trigo da Rússia somaram 1,36 milhão de toneladas em setembro, uma queda de 75% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A Rússia é um dos principais fornecedores de trigo do mercado internacional. Uma redução significativa em seus embarques tende a aumentar a atenção dos operadores para a disponibilidade global do cereal.

Na Ucrânia, a situação também permanece delicada. Os embarques de grãos ucranianos continuam enfrentando obstáculos provocados por bloqueios e pelos danos registrados em estruturas portuárias e ferroviárias.

Soja e milho acompanham movimento positivo

A alta do trigo também contribui para sustentar os demais grãos negociados na Bolsa de Chicago.

Nesta manhã, soja e milho operavam no campo positivo, acompanhando o movimento do cereal.

Embora cada commodity tenha seus próprios fundamentos de oferta e demanda, o comportamento dos mercados agrícolas em Chicago costuma apresentar alguma influência cruzada, especialmente quando há mudanças relevantes nas perspectivas de oferta e nos riscos geopolíticos.

Neste caso, o aumento das incertezas sobre o comércio de grãos na região do Mar Negro coloca o trigo no centro das atenções e ajuda a dar suporte ao complexo de commodities agrícolas.

FONTE: Notícias Agrícolas
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Notícias Agrícolas

Ler Mais
Agronegócio

Argélia abre mercado para DDG produzido no Brasil

A Argélia autorizou a importação de grãos secos de destilaria, conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains), produzidos no Brasil. A abertura do mercado foi anunciada na terça-feira (29) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Brasília.

A medida amplia as oportunidades para o setor brasileiro de etanol de milho e para a cadeia de nutrição animal, já que o DDG é utilizado como ingrediente na alimentação de bovinos e aves.

DDG é subproduto da produção de etanol de milho

O DDG é obtido como subproduto durante a fabricação de etanol a partir do milho. O ingrediente apresenta concentração de nutrientes e pode conter aproximadamente 30% de proteína, além de gorduras e fibras.

Por essas características, o produto pode ser utilizado como alternativa ao farelo de soja e ao farelo de milho na composição de rações destinadas à alimentação animal.

Brasil está entre os grandes produtores de DDG

O Brasil ocupa posição de destaque na produção mundial de DDG, impulsionada principalmente pela expansão da indústria de etanol de milho.

A abertura do mercado argelino representa mais uma possibilidade de expansão das exportações brasileiras do produto. Em 2024, o Marrocos também passou a permitir a entrada de DDG produzido no Brasil.

Outros mercados também tiveram novas aberturas

Na mesma comunicação, os ministérios brasileiros informaram a abertura de mercados para outros produtos nacionais em Antígua e Barbuda, China, Chile e Paraguai.

As novas autorizações ampliam as possibilidades de comércio exterior para diferentes setores da produção brasileira e fazem parte dos esforços de expansão do acesso de produtos nacionais a mercados internacionais.

FONTE: ANBA
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/ANBA

Ler Mais
Agronegócio

Argentina quer produzir ureia com gás de Vaca Muerta para abastecer agronegócio brasileiro

A Argentina pretende aproveitar o gás natural de Vaca Muerta para ampliar a produção de fertilizantes e atender parte da demanda do agronegócio brasileiro. A proposta foi apresentada pelo presidente da Pampa Energía, Marcelo Mindlin, ao secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, Cleber Oliveira Soares.

Segundo reportagem do jornal argentino La Nación, os dois se reuniram para tratar do projeto de construção de uma nova fábrica de ureia no país vizinho. Procurado pela CNN Brasil, Oliveira Soares confirmou o encontro, mas esclareceu que não existe, até o momento, negociação para compra de fertilizantes.

Projeto prevê fábrica de ureia de US$ 2,7 bilhões

A Pampa Energía planeja construir uma unidade de ureia granulada em Bahía Blanca, na província de Buenos Aires. O empreendimento terá capacidade estimada de 2,1 milhões de toneladas por ano e investimento de aproximadamente US$ 2,7 bilhões.

A empresa anunciou em julho a decisão final de investimento e trabalha com a previsão de iniciar as operações no fim de 2029.

A localização foi escolhida pela proximidade com a infraestrutura de gás natural de Vaca Muerta e com o porto de Bahía Blanca. A combinação facilita tanto o fornecimento da matéria-prima utilizada na produção da ureia quanto o escoamento do fertilizante para outros mercados.

De acordo com a Pampa Energía, o Brasil deve ser o principal destino das exportações da nova unidade. A companhia estima que os brasileiros importem atualmente entre 7 milhões e 8 milhões de toneladas de ureia por ano.

Vaca Muerta pode ganhar importância no mercado de fertilizantes

Localizada na província de Neuquén, na Patagônia, Vaca Muerta é uma extensa formação geológica que concentra grandes volumes de petróleo e, principalmente, gás natural. A região está entre as maiores reservas de hidrocarbonetos não convencionais do mundo.

Como o gás natural é uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes nitrogenados, o aumento da produção argentina pode criar uma nova conexão entre o setor energético do país e a demanda agrícola brasileira.

A futura fábrica da Pampa Energía se somaria à produção já existente na Argentina. Também localizada em Bahía Blanca, a Profertil tem capacidade para fabricar aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de ureia por ano.

Brasil busca ampliar fornecedores de fertilizantes

A aproximação entre os dois países ocorre em um momento de forte dependência brasileira das importações de fertilizantes agrícolas.

Durante sua participação em um evento na Bolsa de Cereais de Buenos Aires, Oliveira Soares afirmou que o Brasil tem interesse em ampliar a oferta regional de insumos. Entre as possibilidades mencionadas estão o fornecimento argentino de ureia e potássio.

O secretário também relatou que os preços da ureia chegaram a aumentar cerca de 500% em seis meses no mercado brasileiro. Diante da valorização do produto, o país passou a buscar fornecedores alternativos, incluindo mercados da África e da China.

Importações representam grande parte do consumo brasileiro

Dados apresentados pelo representante do Ministério da Agricultura indicam que o Brasil consome aproximadamente 50 milhões de toneladas de fertilizantes NPK por ano. Desse total, cerca de 92% são provenientes de importações.

Mais de 80% das compras brasileiras têm origem no Hemisfério Norte, com países como Canadá, Rússia, China, Belarus e Estados Unidos entre os principais fornecedores.

A dependência externa também é significativa no mercado de potássio. Segundo os números apresentados no evento, o consumo brasileiro chega a aproximadamente 16 milhões de toneladas por ano, com grandes volumes importados de Rússia e Belarus.

Argentina também pode ampliar oferta de potássio

Além da ureia, o governo brasileiro sinalizou interesse no potencial argentino para o fornecimento de potássio, outro insumo essencial para a agricultura.

Apesar dessa possibilidade, o projeto atualmente apresentado pela Pampa Energía está concentrado na produção de ureia. Caso seja concretizado, o empreendimento poderá acrescentar uma nova fonte de abastecimento ao mercado brasileiro e aproximar ainda mais os setores de energia e fertilizantes dos dois países.

FONTE: CNN Brasil
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/CNN

Ler Mais
Agronegócio

União Europeia considera satisfatório sistema brasileiro de produção de carne de aves e mel

A União Europeia avaliou de forma positiva o sistema brasileiro de produção de carne de aves e mel. O relatório final da auditoria realizada pela Direção-Geral de Saúde e Segurança dos Alimentos (DG Santé), da Comissão Europeia, foi publicado na segunda-feira (28/9) e apontou que o país atende às garantias previstas na legislação europeia.

O documento analisou as cadeias produtivas de carne de aves, produtos avícolas, mel e produtos apícolas, além da atuação dos órgãos oficiais responsáveis pelos controles sanitários.

Auditoria avaliou controles sanitários no Brasil

Segundo as conclusões da DG Santé, o conjunto formado pelo arcabouço legal brasileiro, procedimentos, capacitação dos fiscais e controles oficiais tem condições de oferecer as garantias exigidas pelas normas da União Europeia.

A missão técnica europeia esteve no Brasil entre 24 de agosto e 4 de setembro. Durante o período, foram visitados estabelecimentos ligados à produção de carne de aves e produtos avícolas, além de unidades relacionadas ao mel e produtos apícolas e órgãos oficiais.

Entre os pontos avaliados esteve o cumprimento da proibição do uso de antimicrobianos como promotores de crescimento ou de aumento de rendimento.

Resultado reforça sistema brasileiro de defesa agropecuária

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, destacou o resultado positivo da avaliação europeia e afirmou que a análise reforça a qualidade do sistema brasileiro de defesa agropecuária.

Para o ministro, a aprovação representa o reconhecimento do trabalho realizado de forma contínua por produtores e autoridades responsáveis pelo controle sanitário.

Auditoria é etapa para retomada das exportações à União Europeia

A avaliação favorável da DG Santé representa uma nova etapa no processo de reinclusão do Brasil na lista de fornecedores da União Europeia para carne de aves e mel.

Desde a decisão anunciada pelo bloco em 12 de maio, o governo brasileiro vem mantendo negociações e tratativas técnicas com as autoridades europeias. Nesse período, o país adotou medidas para atender aos requisitos estabelecidos e encaminhou documentos e informações referentes às cadeias de produtos de origem animal destinados ao mercado externo.

Durante a auditoria, as equipes brasileiras também apresentaram aos técnicos europeus os procedimentos adotados e os mecanismos de controle utilizados no país. A missão pôde verificar diretamente a estrutura e o funcionamento do sistema oficial de defesa agropecuária.

Relatório não aponta impedimento técnico

Na avaliação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o resultado da auditoria não identificou impedimentos técnicos para a reinclusão do Brasil na relação de países autorizados a exportar carne de aves e mel para a União Europeia.

Agora, o processo depende das etapas administrativas que precisam ser cumpridas pelas autoridades europeias. O Mapa informou que continuará o diálogo técnico com a União Europeia e acompanhará os procedimentos necessários para a retomada das exportações.

Entre as próximas fases está o processo regulatório europeu que precisa ser concluído antes da reinclusão oficial do Brasil na lista de países autorizados.

Decisão será analisada em outubro

O Ministério da Agricultura e Pecuária solicitou que o relatório da auditoria seja incluído na pauta da reunião técnica do Comitê Permanente de Plantas, Animais, Alimentos e Rações (Scopaff), da Comissão Europeia.

A reunião, que terá participação do órgão responsável pela decisão final, está prevista para os dias 20 e 21 de outubro de 2026. A análise será uma das etapas do processo para definir a retomada da autorização para exportação de carne de aves e mel brasileiros ao mercado europeu.

FONTE: Ministério da Agricultura e Pecuária
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/UOL

Ler Mais
Agronegócio

Produção de carne suína cresce 6,4% no Brasil no primeiro semestre de 2026

A produção de carne suína no Brasil avançou nos primeiros seis meses de 2026, acompanhada pelo aumento no número de animais abatidos e pelo maior peso médio das carcaças. Dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Sistema CNA, apontam que o país produziu 2,93 milhões de toneladas de carne suína no primeiro semestre.

O volume representa crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2025 e indica continuidade do avanço dos principais indicadores da suinocultura brasileira.

Abate de suínos chega a 31 milhões de animais

Entre janeiro e junho, aproximadamente 31 milhões de suínos foram abatidos em estabelecimentos submetidos à inspeção sanitária.

O resultado acompanha o crescimento do plantel e a manutenção do fluxo de animais destinados às unidades frigoríficas, contribuindo para ampliar a oferta de carne no mercado.

Peso das carcaças também aumenta

Além do maior número de animais processados, houve avanço no rendimento médio das carcaças.

O peso médio chegou a 94,5 quilos no primeiro semestre, alta de 1,5% na comparação com os primeiros seis meses de 2025.

A combinação entre maior volume de abates e aumento do peso médio das carcaças foi determinante para o crescimento de 6,4% na produção de carne suína.

O desempenho ajudou a garantir maior disponibilidade de proteína tanto para o mercado interno quanto para as exportações.

Suinocultura brasileira mantém ganhos de eficiência

Para o Sistema CNA, os números refletem a evolução da eficiência técnica observada nas granjas brasileiras.

O crescimento simultâneo do número de animais abatidos e do peso das carcaças demonstra a capacidade produtiva do setor e sua adaptação às necessidades do mercado.

O avanço da produção também reforça a importância do uso de tecnologias e de práticas de manejo voltadas ao aumento da produtividade na cadeia de proteína animal.

Custos e demanda serão importantes no segundo semestre

Apesar do resultado positivo na primeira metade do ano, o desempenho do setor nos próximos meses dependerá de fatores como os custos de alimentação dos animais e o comportamento do consumo.

Entre os principais pontos de atenção estão os custos de nutrição, que têm impacto direto sobre as despesas das propriedades, e a demanda no varejo, que influencia as margens dos produtores.

A evolução desses fatores será importante para determinar a manutenção do ritmo de produção e das condições econômicas da suinocultura nacional ao longo do segundo semestre de 2026.

FONTE: Agrimídia
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Agrimídia

Ler Mais
Agronegócio

Produção de café no Brasil deve chegar a 67,6 milhões de sacas em 2026

A produção de café no Brasil deve alcançar 67,6 milhões de sacas de café beneficiado em 2026, segundo o terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na quinta-feira (24). Com 99% da área já colhida, a estimativa representa crescimento de 19,6% em relação à safra de 2025.

O resultado é favorecido pelo aumento da área produtiva, pela melhora da produtividade média e pelo ciclo de bienalidade positiva do café. Caso a projeção se confirme, será a maior produção registrada na série histórica da Conab.

Área cultivada e produtividade avançam

A área brasileira em produção deve chegar a 1,95 milhão de hectares em 2026, alta de 5,1% em relação ao ano anterior. A produtividade média também apresentou avanço significativo, passando de 30,4 para 34,6 sacas por hectare, crescimento de 13,8%.

Além do comportamento fisiológico natural das plantas em um ano de alta bienalidade, especialmente no café arábica, a Conab relaciona o desempenho ao maior uso de tecnologias no manejo das lavouras e às condições climáticas mais favoráveis em importantes regiões produtoras.

Café arábica responde pela maior parte da produção

O café arábica, responsável por aproximadamente 70% da produção nacional, deve registrar 48,2 milhões de sacas em 2026. O volume representa aumento de 34,8% frente à safra anterior.

Minas Gerais permanece como principal destaque. A produção estadual de arábica é estimada em 34,96 milhões de sacas, sendo 15,93 milhões provenientes das regiões Sul e Centro-Oeste de Minas.

A combinação entre o ciclo de bienalidade positiva e a melhor distribuição das chuvas antes da floração contribuiu para o desempenho das lavouras. O clima favorável até março também ajudou na formação dos grãos.

São Paulo tem alta na produção de arábica

Em São Paulo, a previsão é de uma colheita de 6,19 milhões de sacas de café arábica.

Segundo a Conab, as lavouras paulistas foram beneficiadas por chuvas regulares após períodos de estiagem, temperaturas mais amenas e ausência de calor excessivo. O comportamento climático, associado ao ciclo de alta bienalidade, favoreceu a produtividade nas principais regiões produtoras do estado.

Produção de conilon deve recuar em 2026

Para o café conilon, a estimativa nacional é de 19,4 milhões de sacas em 2026. O volume representa queda de 6,6% em comparação com a safra de 2025.

Mesmo com crescimento de 4% na área em produção, estimada em 386,6 mil hectares, a produtividade média deve ser menor. O principal fator de pressão está no desempenho das lavouras do Espírito Santo, maior produtor brasileiro da variedade.

Espírito Santo registra impactos no conilon

A produção total de café do Espírito Santo deve recuar 5,4% em 2026.

No conilon, a redução estimada é de 14,3%, para 12,1 milhões de sacas. A Conab relaciona o resultado à ocorrência de uma florada irregular, influenciada pelas baixas temperaturas nas regiões produtoras.

Em contrapartida, o café arábica apresenta cenário positivo no estado. A produção deve crescer 33%, chegando a 4,38 milhões de sacas. O desempenho é atribuído às condições climáticas favoráveis, ao aumento de 4,9% na área em produção e ao ciclo de bienalidade positiva.

Bahia e Rondônia também apresentam resultados positivos

A Bahia deve registrar crescimento de 1,2% na produção total de café. Entre os fatores apontados estão a regularidade das condições climáticas, o aumento dos investimentos em insumos e a entrada de novas áreas em produção.

Do total previsto para o estado, 1,19 milhão de sacas correspondem ao arábica e 3,3 milhões ao conilon.

Em Rondônia, onde o cultivo é concentrado no café conilon, a colheita estava praticamente concluída no fim de agosto, com 98% das áreas produtivas já colhidas.

A Conab estima uma produção de 2,88 milhões de sacas no estado, alta de 24% em relação a 2025. As condições climáticas, especialmente a regularidade das chuvas, favoreceram o desenvolvimento das plantas e contribuíram para a qualidade e o rendimento dos grãos.

O resultado também está relacionado ao uso de tecnologias por uma parcela significativa dos produtores.

Exportações de café batem recorde em agosto

O mercado externo também apresentou movimento expressivo. Em agosto de 2026, o Brasil exportou 3,8 milhões de sacas de café de 60 quilos, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O volume foi o maior registrado para o mês na série histórica e representa crescimento de 25,8% em relação a julho e de 43,2% frente a agosto de 2025.

Apesar do resultado mensal, as exportações acumuladas entre janeiro e agosto somaram 24,6 milhões de sacas. O volume é 6,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2025.

Produção mundial deve atingir recorde

No cenário internacional, a produção mundial de café para a temporada 2026/27 é estimada em 189,7 milhões de sacas de 60 quilos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A previsão representa crescimento de 6,1% em relação ao ciclo anterior.

O consumo global também deve avançar. A estimativa é de 179,7 milhões de sacas, alta de 3,6% na comparação com a temporada anterior.

A expansão da demanda ocorre tanto em mercados tradicionais, como Europa, Estados Unidos e Brasil, quanto em países onde o consumo vem crescendo, a exemplo da China.

Preços do café sofrem pressão com aumento da oferta

As cotações internacionais do café enfrentam pressão diante da entrada da safra brasileira no mercado, da proximidade da colheita no Vietnã e do aumento sazonal da produção colombiana previsto para o último trimestre do ano.

A recuperação da produção nesses países reduz parte das preocupações relacionadas à oferta global. Por outro lado, os níveis ainda baixos dos estoques e o crescimento do consumo mundial podem limitar uma queda mais acentuada dos preços.

As previsões relacionadas ao El Niño na temporada 2026/27 também entram no cenário de mercado. O fenômeno climático pode afetar negativamente a produção em diferentes países produtores e contribuir para sustentar as cotações.

Os dados completos sobre a safra brasileira de café 2026, além das análises do mercado nacional e internacional, estão disponíveis no Boletim do 3º Levantamento de Café da Conab.

FONTE: Notícias Agrícolas
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Agência Gov

Ler Mais
Agronegócio

Trigo no RS avança, mas frio e doenças exigem atenção durante a floração

As lavouras de trigo no Rio Grande do Sul seguem com desenvolvimento considerado satisfatório na maior parte do estado, mas apresentam diferentes estágios de evolução conforme a data de semeadura e as condições climáticas enfrentadas durante o ciclo.

O diagnóstico consta no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na última quinta-feira (17). Nas áreas semeadas mais cedo, principalmente no Oeste gaúcho, algumas lavouras já chegaram ao enchimento de grãos e à maturação, com os primeiros trabalhos de colheita ocorrendo de maneira pontual.

De acordo com a Emater, 44% da área estadual de trigo está na fase de enchimento de grãos e 5% já atingiu a maturação. Entre as lavouras implantadas mais tarde, 12% permanecem no desenvolvimento vegetativo, enquanto 39% estão entre o espigamento e a floração.

Doenças exigem monitoramento nas lavouras de trigo

Apesar do bom desenvolvimento geral, o cenário fitossanitário requer atenção. Foram identificados casos de oídio, manchas foliares, ferrugens e giberela em diferentes áreas produtoras.

O monitoramento deve ser reforçado principalmente nas lavouras que estão em floração, fase em que condições de umidade e temperatura podem favorecer o avanço de doenças.

Para a safra 2026, a Emater estima uma área de 814,2 mil hectares cultivada com trigo no Rio Grande do Sul. A produtividade média projetada é de 2.701 quilos por hectare.

Santa Rosa concentra lavouras mais adiantadas

Na região de Santa Rosa, o ciclo do trigo está mais avançado. Cerca de 61% das lavouras já se encontram em enchimento de grãos e 7% chegaram à maturação.

Outros 28% estão em floração e 4% permanecem na fase de desenvolvimento vegetativo.

A avaliação regional aponta bom potencial produtivo, com quantidade adequada de espiguetas por espiga e, até o momento, ausência de problemas relacionados à fecundação.

Baixas temperaturas retardam trigo em Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, o desenvolvimento das lavouras ocorre em ritmo mais lento. A combinação de temperaturas baixas, céu encoberto e menor disponibilidade de luminosidade atrasou o avanço das plantas.

A maior parte das áreas está entre o final do perfilhamento e o começo da elongação do colmo. Mesmo diante das condições meteorológicas adversas, a expectativa de produtividade continua considerada satisfatória.

Geadas mantêm alerta durante a floração em Santa Maria

Na região de Santa Maria, o município de Tupanciretã concentra uma parcela significativa das lavouras de trigo.

No local, 60% das áreas estão em floração, enquanto 20% se encontram em elongação e outros 20% já estão em enchimento de grãos.

Nas lavouras mais adiantadas, a ocorrência de frio intenso e geadas mantém o alerta durante a floração. Até o momento, porém, não há estimativa consolidada sobre eventuais perdas provocadas pelo fenômeno.

Aveia-branca também avança no Rio Grande do Sul

O ciclo da aveia-branca também apresenta evolução no estado. Das 387,7 mil hectares estimadas para a cultura, 49% estão em enchimento de grãos e 27% em floração.

Outros 11% permanecem em desenvolvimento vegetativo, 11% já alcançaram a maturação e 2% da área foram colhidos.

De maneira geral, as condições das lavouras são consideradas satisfatórias. Ainda assim, há registros pontuais de doenças foliares, principalmente ferrugens.

A produtividade média estadual da aveia-branca está projetada em 2.322 quilos por hectare.

Canola entra nas etapas finais do ciclo

A canola no Rio Grande do Sul também avança para o fim do ciclo. Aproximadamente 88% das lavouras estão entre a floração e o enchimento de grãos, enquanto 9% já atingiram a maturação.

A colheita começou de forma pontual e alcança 1% da área cultivada.

A ocorrência de períodos mais ensolarados, temperaturas favoráveis e menor umidade relativa do ar contribuiu para o desenvolvimento da cultura e aumentou a presença de polinizadores nas áreas em floração.

Por outro lado, as geadas podem ter causado danos localizados em lavouras que ainda estavam em formação, especialmente com possível comprometimento parcial do enchimento das síliquas. As perdas ainda não foram dimensionadas.

A área de canola estimada para o estado é de 353,4 mil hectares, com produtividade média prevista em 1.619 quilos por hectare.

Carinata e cevada avançam com tempo mais firme

Na cultura da carinata, 62% das lavouras estão em enchimento de grãos, 32% em floração, 3% em desenvolvimento vegetativo e outros 3% em maturação.

Em Frederico Westphalen, 70% das áreas estão em enchimento de grãos e 30% em maturação, com produtividade estimada próxima de 1.100 quilos por hectare.

Em Ijuí, 80% das lavouras estão em granação, 15% em floração e 5% em maturação.

A cevada também apresentou avanço com a ocorrência de períodos de tempo firme. Nas principais regiões produtoras, as chuvas de maior volume não provocaram impactos considerados relevantes.

Atualmente, metade da área está em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e 20% em enchimento de grãos. Algumas lavouras já começam a alcançar a maturação.

A área estimada de cevada no estado é de 20,3 mil hectares, com produtividade média projetada em 3.020 quilos por hectare.

Plantio do milho alcança 60% da área prevista

Entre as culturas de verão, o plantio do milho no RS chegou a 60% da área projetada. Na região Noroeste, a semeadura já está praticamente concluída.

As geadas provocaram danos principalmente nas lavouras implantadas mais cedo e em áreas mais suscetíveis à ocorrência do fenômeno.

Os produtores também avançaram nas aplicações de herbicidas e inseticidas. A cigarrinha do milho está entre as principais preocupações, devido ao aumento da incidência observado nas lavouras.

Para o milho, a Emater estima uma área de 896,4 mil hectares, produtividade média de 7.711 quilos por hectare e produção próxima de 6,91 milhões de toneladas.

Tempo seco acelera plantio do arroz

O plantio do arroz ganhou ritmo na região de Bagé, inicialmente com maior concentração na Fronteira Oeste. A intenção é cultivar 361 mil hectares na região.

Em Maçambará, 15% dos 16,9 mil hectares previstos já haviam sido semeados. A elevada capacidade operacional dos produtores tem permitido avanço rápido das atividades de campo.

Embora a previsão de temperaturas mais baixas possa retardar o estabelecimento inicial das plantas, a sequência de dias secos favoreceu o trabalho das máquinas.

O nível elevado das barragens e a recuperação das cotações do arroz também contribuem para melhorar as perspectivas dos produtores.

Frio reduz ritmo do plantio de feijão

A semeadura do feijão da primeira safra avançou no estado, mas as baixas temperaturas reduziram o ritmo de desenvolvimento inicial em algumas regiões.

Em Ijuí, 40% da área estimada já havia sido plantada. Em Pelotas, os trabalhos começaram pelas áreas mais protegidas e com menor risco de geada.

Em Soledade, no Baixo Vale do Rio Pardo, o plantio está próximo da conclusão. Já no Centro-Serra e no Alto da Serra do Botucaraí, as áreas estão sendo preparadas para o início da semeadura.

Umidade ainda dificulta atividade leiteira

Na pecuária de leite, o excesso de umidade e a formação de barro continuam dificultando o acesso às pastagens e algumas operações de manejo.

As condições também elevam o risco de mastite e problemas de casco em determinadas regiões.

Com a redução do encharcamento em parte das áreas, o acesso dos animais às forrageiras melhorou. Em Bagé, vacas mantidas em campo nativo apresentam recuperação da condição corporal, enquanto produtores sazonais começam a retomar as atividades.

Em Ijuí, os sistemas a pasto registraram pequena redução na produção, enquanto os modelos confinados mantiveram a produtividade. Nas propriedades com animais estabulados, ainda há dificuldade para controlar a umidade das camas, embora o conforto térmico seja considerado adequado.

Na região de Santa Rosa, períodos de excesso de umidade provocaram danos pontuais por pisoteio e dificultaram o manejo, mas não comprometeram a alimentação do rebanho. A utilização de silagem e concentrados continua, sobretudo para vacas em pico de lactação.

Chuva forte aumenta riscos na piscicultura

Na piscicultura, o frio e as geadas reduziram o apetite e a atividade dos peixes na região de Erechim.

A situação foi agravada pela chuva de até 150 milímetros registrada na sexta-feira (11). O elevado volume aumentou a turbidez dos viveiros e trouxe riscos relacionados à redução do oxigênio dissolvido, inversão térmica, transbordamentos e fuga de peixes em estruturas com pouca margem de segurança.

Apesar da turbidez, os açudes apresentam boa disponibilidade de água.

Rio Uruguai volta a afetar pesca artesanal

Na pesca artesanal, a elevação do nível do Rio Uruguai voltou a prejudicar pescadores de Porto Vera Cruz e de outros municípios da região de Santa Rosa.

Para reduzir o risco de perdas, a maior parte dos profissionais retirou redes e demais equipamentos da água. As embarcações permanecem nas margens enquanto persistem as condições desfavoráveis.

O cenário mostra que, além do avanço das principais culturas de inverno e do início das culturas de verão, o clima no Rio Grande do Sul continua sendo um dos principais fatores de atenção para a produção agrícola e as atividades do campo.

FONTE: Notícias Agrícolas
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Notícias Agrícolas

Ler Mais
Agronegócio

Renato Guimarães deixará comando da FMC Brasil em novembro

O executivo Renato Guimarães deixará, em novembro, os cargos de vice-presidente global e CEO da FMC para a América Latina e o Brasil. Ele ocupa as duas posições desde março de 2024.

A saída foi comunicada pelo próprio executivo na quarta-feira (16), em uma publicação no LinkedIn. Até o momento, a FMC não informou quem assumirá os cargos.

“Depois de quase três anos, chegou o momento de anunciar que, em novembro, encerrarei meu ciclo na FMC”, afirmou Guimarães na publicação.

O executivo agradeceu a clientes, distribuidores, parceiros e funcionários com quem trabalhou durante o período. Também indicou que pretende permanecer ativo no mercado, seja em novas funções executivas ou na participação em conselhos de empresas.

Mudança ocorre durante revisão estratégica da FMC

A saída de Guimarães acontece enquanto a FMC Corporation, fabricante norte-americana de defensivos agrícolas, analisa alternativas para seu negócio global.

Entre as possibilidades avaliadas pela companhia estão a venda total ou parcial da empresa. A revisão ocorre em meio a um cenário de elevado endividamento, que somava US$ 4,08 bilhões.

A FMC anunciou a avaliação de alternativas estratégicas em fevereiro, juntamente com a divulgação dos resultados financeiros de 2025. Na ocasião, a companhia informou que seu conselho de administração havia autorizado a análise de diferentes opções para o futuro do negócio.

Empresa busca reduzir dívida em US$ 1 bilhão

A redução do endividamento foi definida pela FMC como uma das prioridades para 2026.

A companhia estabeleceu a meta de diminuir a dívida em US$ 1 bilhão por meio da venda de ativos e de acordos de licenciamento. Entre as iniciativas anunciadas está a venda da operação comercial da empresa na Índia.

O movimento faz parte da estratégia da FMC para fortalecer sua estrutura financeira enquanto avalia alternativas para o futuro da companhia em escala global.

Trajetória inclui Sinagro e Syngenta

Antes de assumir o comando da FMC na América Latina e no Brasil, Renato Guimarães atuou por quase seis anos como CEO da Sinagro, distribuidora de insumos agrícolas controlada pela UPL.

Após a saída do executivo, a empresa passou a utilizar a marca Sinova.

Formado em engenharia agronômica, Guimarães também ocupou posições de liderança na Syngenta e acumulou experiência na área de consultoria.

Executivo avalia próximos passos profissionais

Com a saída da FMC prevista para novembro, Guimarães afirmou que pretende continuar trabalhando no setor.

Entre as possibilidades consideradas pelo executivo estão o retorno à consultoria e a atuação como membro de conselhos de empresas.

A mudança encerra o ciclo de Guimarães na FMC em um momento de transformações estratégicas para a companhia, que busca reduzir seu endividamento e avalia diferentes alternativas para o futuro de suas operações globais.

FONTE: CNN Brasil
TEXTO: Redação
IMAGEM: Divulgação FMC

Ler Mais
Agronegócio

Safra 2025/26 deve alcançar recorde de 361,7 milhões de toneladas, estima Conab

A safra brasileira de grãos 2025/26 deve terminar com produção recorde de 361,7 milhões de toneladas de grãos e fibras, segundo o levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado representa crescimento de 2,6% em comparação com o ciclo 2024/25 e avanço de 0,3% ante a projeção divulgada em agosto.

A nova estimativa considera o avanço da colheita do milho segunda safra, que vem apresentando produtividade superior à inicialmente projetada.

No balanço geral, soja, milho e algodão registram aumento de produção, enquanto arroz, feijão e trigo apresentam retração em relação à temporada anterior.

Área plantada cresce no Brasil

A área destinada ao cultivo de grãos e fibras chegou a 83,5 milhões de hectares em 2025/26, alta de 1,7% sobre o ciclo anterior.

Os principais avanços foram registrados em:

  • Soja: aumento de 1,3 milhão de hectares, ou 2,7%;
  • Milho: expansão de 762,5 mil hectares, equivalente a 3,5%;
  • Sorgo: crescimento de 32,9%, chegando a 537 mil hectares adicionais.

Produção de soja bate recorde

Principal cultura agrícola do país, a soja deve alcançar 180,4 milhões de toneladas, o maior volume já registrado pela série histórica da Conab.

A projeção representa aumento de 5,2% frente à safra anterior. A área cultivada cresceu 2,7%, enquanto a produtividade da soja avançou 2,5%.

As exportações também devem atingir um novo recorde, com previsão de embarques de 116,2 milhões de toneladas.

Milho chega a 144 milhões de toneladas

A produção brasileira de milho está estimada em 144 milhões de toneladas, crescimento de 2% na comparação com a temporada anterior.

A primeira safra apresenta produtividade recorde de 7.191 kg por hectare, alta de 8,8%. Já a segunda safra deve produzir 112,1 milhões de toneladas, volume 1% inferior ao recorde anterior.

Para a terceira safra, a previsão é de queda de 20,1%, com produção estimada em 2,39 milhões de toneladas.

Algodão também registra recorde

A produção de algodão deve chegar a 4,14 milhões de toneladas em 2025/26, maior resultado da série histórica da Conab.

Mesmo com a redução de 3,2% na área cultivada, estimada em 2,02 milhões de hectares, a produtividade deve crescer 4,9%, alcançando o recorde de 2.053 kg de pluma por hectare.

O volume projetado supera em 1,5% o resultado da safra passada e está 1,4% acima da estimativa apresentada em agosto.

Feijão tem redução na produção

Entre as culturas com queda, o feijão deve registrar produção de 2,95 milhões de toneladas, retração de 3,6% em relação ao ciclo anterior.

A principal razão é a diminuição de 5,7% na área cultivada. Em contrapartida, a produtividade média aumentou 2,2%, chegando a 1.161 kg por hectare.

Para atender ao mercado interno, a demanda projetada é de 2,7 milhões de toneladas, praticamente no mesmo nível da safra anterior.

Arroz recua 13,2%

A produção de arroz está estimada em 11,08 milhões de toneladas, queda de 13,2% em relação a 2024/25.

A área plantada diminuiu 14%, para aproximadamente 1,52 milhão de hectares. Apesar disso, a produtividade média avançou 1%, alcançando 7.303 kg por hectare.

De acordo com a Conab, a redução da área está relacionada aos preços menos remuneradores ao produtor e à substituição do cultivo por alternativas como soja e milho.

Trigo tem maior queda entre as culturas

Entre os principais cultivos, o trigo apresenta a maior retração. A produção estimada para 2025/26 é de 5,74 milhões de toneladas, queda de 27,1% ante a temporada anterior.

A área cultivada recuou 21,2%, enquanto a produtividade média caiu 7,5%, para 2.978 kg por hectare.

Com a menor oferta nacional, as importações de trigo devem alcançar aproximadamente 7,06 milhões de toneladas.

A Conab informou que seguirá atualizando as projeções das culturas que ainda permanecem no campo, como o trigo, nos próximos levantamentos.

FONTE: CNN
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/CNN

Ler Mais
Agronegócio

Produção de carne bovina do Brasil deve cair 3,6% em 2027, prevê Conab

A produção de carne bovina no Brasil deve recuar novamente em 2027, segundo projeção divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A estimativa aponta queda de 3,6% em relação a 2026, para aproximadamente 11,4 milhões de toneladas.

A redução deve ocorrer em meio à retomada gradual do ciclo pecuário, com expectativa de aumento na retenção de fêmeas para recomposição do rebanho bovino. Com menos vacas destinadas ao abate, a disponibilidade de animais para a produção de carne tende a diminuir.

Produção deve registrar segundo ano consecutivo de queda

Caso a previsão se confirme, 2027 será o segundo ano seguido de redução na produção brasileira de carne bovina.

De acordo com os dados da Conab, o país produziu 11,9 milhões de toneladas em 2025 e deve encerrar 2026 com aproximadamente 11,84 milhões de toneladas.

Apesar da perspectiva de retração, a companhia avalia que a reversão do ciclo pecuário está acontecendo de maneira mais lenta do que o inicialmente esperado.

No primeiro semestre de 2026, os abates de bovinos permaneceram acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Entre os fatores que sustentaram o resultado estão a disponibilidade de fêmeas, o aumento do peso médio das carcaças e a maior utilização de sistemas de confinamento.

Retenção de fêmeas pode reduzir oferta de animais

A valorização dos bezerros e dos animais destinados à reposição do rebanho é apontada pela Conab como um sinal de menor disponibilidade nessas categorias.

Esse movimento tende a estimular os pecuaristas a preservar matrizes, reduzindo a oferta de animais para abate e contribuindo para a queda projetada na produção de carne em 2027.

O Brasil segue como um dos principais protagonistas do mercado internacional de carne bovina. Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país liderou a produção mundial em 2025/26, com cerca de 20% do total, enquanto os Estados Unidos enfrentam uma redução no tamanho do rebanho.

Exportações de carne bovina devem crescer

Mesmo com a previsão de queda na produção, as exportações brasileiras de carne bovina devem avançar em 2027.

A Conab estima embarques de 4,8 milhões de toneladas, alta de 2,2% em relação ao volume projetado para 2026.

A expectativa é que o Brasil encerre 2026 com exportações de aproximadamente 4,7 milhões de toneladas, acima dos 4,5 milhões de toneladas registrados em 2025.

O desempenho positivo observado no primeiro semestre foi sustentado principalmente pela demanda da China, pelos preços internacionais elevados e pela abertura de novos mercados.

Para a segunda metade do ano, entretanto, a Conab prevê uma desaceleração dos embarques, em razão do preenchimento de uma cota chinesa que possui tarifas de importação mais baixas.

Consumo interno enfrenta concorrência de frango e suíno

No mercado doméstico, o consumo de carne bovina permanece moderado e concentrado principalmente nos cortes de menor preço.

A Conab aponta perda de competitividade da carne bovina diante das carnes de frango e suína, especialmente entre consumidores de menor renda.

Esse cenário também dificulta o repasse integral da valorização da arroba do boi para os preços pagos pelos consumidores no varejo.

Produção de carne de frango deve atingir novo recorde

Enquanto a produção bovina deve recuar, a produção brasileira de carne de frango deve continuar crescendo.

A Conab projeta um novo recorde em 2027, com produção estimada em 16,7 milhões de toneladas. Para comparação, a previsão é de 16,3 milhões de toneladas em 2026, contra 15,8 milhões em 2025.

O Brasil também ocupa a liderança mundial nas exportações de carne de frango. Para 2027, a expectativa da Conab é de crescimento de 0,8% nas exportações do produto.

FONTE: Infomoney
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Infomoney

Ler Mais
Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook