Evento

Desafios e oportunidades na mudança global: o papel do Brasil no mundo vai permear a Logistique e Logistique Summit 2025

A rivalidade crescente entre os Estados Unidos e a China tem gerado um impacto significativo em todas as economias, e o Brasil, apesar dos desafios, se destaca como um potencial protagonista nesse cenário. A desinflação global, por exemplo, pode resultar na redução dos preços de combustíveis e insumos agrícolas, beneficiando o robusto mercado de commodities brasileiro. 

No entanto, essa situação apresenta um paradoxo: enquanto alguns setores enfrentam dificuldades, outros podem se beneficiar substancialmente. Especialistas acreditam que o Brasil poderá lidar com essa crise de forma mais resiliente do que muitas economias desenvolvidas, principalmente devido à sua forte produção agropecuária.

Em um mundo marcado por profundas transformações econômicas e tensões geopolíticas, o Logistique Summit surge como um espaço de reflexão e oportunidade para o Brasil como parte da feira Logistique 2025. O evento, que acontecerá de 12 a 14 de agosto no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú, promete reunir líderes do setor de logística, comércio exterior e relações internacionais para discutir as novas dinâmicas que moldam a economia global.

Leonardo Rinaldi, CEO da Logistique, ressalta a importância do momento: “Enquanto o mundo navega por águas turbulentas, o Brasil poderá se posicionar como um player estratégico em um tabuleiro econômico em constante mudança. O país terá a oportunidade de reforçar sua presença no mercado global, explorando seu potencial e aproveitando lacunas abertas por outras nações.”

Um evento estratégico para o setor

A edição deste ano da Logistique e Logistique Summit promete ser uma das mais significativas, com a expectativa de atrair mais de 200 expositores e 16 mil visitantes. Neste contexto, o evento abordará temas cruciais como macroeconomia, geopolítica, alianças econômicas, sustentabilidade e inovação. A previsão é de um crescimento de 60% em relação ao ano anterior, refletindo a crescente relevância do setor.

A mudança de localização do evento, que ocorreu no ano passado ao ser transferido de Joinville para Balneário Camboriú, foi uma estratégia acertada. A nova sede está situada próxima ao maior entrelaçamento rodoviário do Sul do Brasil e a menos de 200 quilômetros dos principais aeroportos da região, o que facilita a logística e o acesso a mercados.

Cenário favorável para o comércio exterior

Balneário Camboriú está no centro da região Sul, que exportou mais de US$ 56,9 bilhões e registrou uma corrente de comércio de US$ 123,3 bilhões no ano passado. Para 2025 a expectativa é de que as vendas externas brasileiras cresçam até 20%. A produção industrial em SC continua avançando acima da média nacional e desponta com a maior alta do país no acumulado do ano. Em fevereiro, o setor no Estado cresceu 8,1% e as exportações brasileiras, 16%.

A economia de Santa Catarina também cresceu 5,7% no ano passado e liderou a alta no País, segundo estatísticas do Banco Central (BC). Esse indicador de atividade econômica do BC funciona como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A média brasileira foi de 3,8%. Isso impacta diretamente no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense de 2024, que tem a segunda maior projeção de crescimento da década. A estimativa é de 5,3%, ficando atrás apenas de 2021

“Com um crescimento expressivo previsto para 2025 e uma nova localização já aprovada pelos mercados, a Logistique promete ser um evento imperdível para empresários e profissionais do setor”, conclui Leonardo Rinaldi. O Logistique Summit não apenas reforça a importância do Brasil no cenário global, mas também se posiciona como um catalisador para o desenvolvimento e a competitividade das empresas participantes.

TEXTO E IMAGENS: DIVULGAÇÃO

Ler Mais
Evento, Negócios

Evento debate novas oportunidades de negócios internacionais para micro e pequenas empresas

O encontro reuniu autoridades, empresários e especialistas no Rio de Janeiro

O Encomex (Encontro de Comércio Exterior) reuniu autoridades, empresários e especialistas no Rio de Janeiro. O evento debateu caminhos para micro e pequenas empresas atingirem o mercado internacional. Atualmente, o estado é responsável por 10% das exportações nacionais realizadas por pequenos negócios, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte: R7

Ler Mais
Evento, Logística

Logistique 2025 vem para atender um mercado em constante renovação

Edição deste ano de um dos maiores eventos de logística e comércio exterior do Brasil acontece de 12 a 14 de agosto, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú

O mercado se prepara para mais uma edição de um dos mais importantes eventos empresariais do Brasil, de 12 a 14 de agosto, no Expocentro Júlio Tedesco, em Balneário Camboriú. A Logistique é um evento setorial estratégico voltado para as áreas de logística, abrangendo a cadeia completa; comércio exterior e relações internacionais, já consolidado nos mercados regional e nacional.

A expectativa é reunir mais de 200 expositores e 16 mil visitantes em torno da feira de logística e do Logistique Summit, uma conferência com a abordagem de temas relacionados à macroeconomia, geopolítica, alianças econômicas, sustentabilidade, infraestrutura, inovação, entre outros estratégicos nos meios econômico e empresarial. O crescimento com relação a edição do ano passado é de 60%.

Leonardo Rinaldi, diretor geral da Logistique, destaca a importância do evento, principalmente no momento em que o comércio global e as relações internacionais enfrentam desafios devido às políticas comerciais adotadas pelos Estados Unidos, que é um dos principais parceiros comerciais do Brasil. 

“A decisão do governo dos EUA em impor tarifas recíprocas reacende o debate sobre os rumos do comércio global e abre a possibilidade de parcerias bilaterais do Brasil com novos mercados emergentes, o que vai acabar favorecendo o setor produtivo interno”, pontua Leonardo. “Nesse contexto entra a Logistique Summit, fomentando debates relacionados aos setores logístico, da navegação e do comércio exterior com palestrantes altamente capacitados”, completa.

Localização estratégica

A primeira edição da Logistique foi realizada em Joinville no ano de 2019, permanecendo no Norte de Santa Catarina até 2023. A mudança estratégica ocorreu no ano passado com a transferência do evento para Balneário Camboriú, epicentro da logística no Sul do Brasil. 

O Expocentro Júlio Tedesco está localizado praticamente ao lado do maior entroncamento rodoviário do Sul do País, no raio de 200 quilômetros dos portos e terminais catarinenses [Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá] e dos principais aeroportos do Sul do Brasil: Florianópolis, Curitiba, Navegantes e Joinville.

Outro diferencial é que Balneário Camboriú está no centro da região Sul, que exportou mais de US$ 56,9 bilhões e registrou uma corrente de comércio de US$ 123,3 bilhões no ano passado. Para 2025 a expectativa é de que as vendas externas brasileiras cresçam até 20%. Outro fator que contribui para que a Logistique seja realizada em Santa Catarina é que a produção industrial no estado continua avançando acima da média nacional e desponta com a maior alta do país no acumulado do ano. 

A economia de Santa Catarina também cresceu 5,7% no ano passado e liderou a alta no País, segundo estatísticas do Banco Central. Esse indicador de atividade econômica do BC funciona como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A média brasileira foi de 3,8%. Isso impacta diretamente no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense de 2024, que tem a segunda maior projeção de crescimento da década. A estimativa é de 5,3%, ficando atrás apenas de 2021

“Com um crescimento expressivo previsto para 2025, uma nova localização já aprovada pelos mercados da logística, comércio exterior e áreas correlatas e um impacto significativo no setor, a Logistique promete ser um evento imperdível para todos os empresários e profissionais da área”, diz Leonardo. Ele acrescenta que a expectativa é de que a Logistique continue crescendo e se consolide cada vez mais entre os eventos de logística do país, impulsionando o desenvolvimento e a competitividade das empresas participantes e promovendo a infraestrutura e diferenciais logísticos do Sul do Brasil.

TEXTO E FOTOS: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ler Mais
Evento

Divas do Comex&Log: networking, carreira e finanças em um encontro que transforma!

No dia 14 de julho, o Divas do Comex&Log retorna com força total para mais uma edição transformadora. O evento, para mulheres que atuam no comércio exterior, logística, supply chain e áreas afins, acontecerá no Absolut Business & Hotel, em Itajaí (SC), e promete uma noite repleta de conhecimento, conexões estratégicas e crescimento pessoal e profissional.

Carreira, networking e educação financeira

Três pilares essenciais para a mulher moderna serão o foco dessa edição: desenvolvimento de carreira, ampliação de networking e gestão financeira inteligente. Tudo isso em um ambiente acolhedor, inspirador e feito por mulheres para mulheres.

Segundo Renata Palmeira, idealizadora do movimento e CEO do portal RêConecta News, o evento foi pensado para atender às reais necessidades da mulher que busca protagonismo: “Precisamos estar constantemente alinhadas com nosso crescimento pessoal e profissional. Unir carreira, networking e finanças nos proporciona clareza e oportunidades reais de sucesso.”

Conheça as palestrantes que vão inspirar você:

Jaqueline Brenner

Com mais de 35 anos de experiência em RH, é CEO da Jaque Brenner Soluções em Gestão de Pessoas. Atua como consultora, mentora e headhunter, especialista em desenvolvimento de talentos e liderança feminina.

Renata Palmeira

Profissional com mais de 15 anos no setor de vendas e logística, é especialista em Importação e Exportação, com sólida atuação em áreas alfandegadas. Renata é referência em gestão de equipes, networking, marketing digital e negociação estratégica.

Patrícia Garbari

Administradora com pós em Finanças e sócia da New Prime Comex, Patrícia ajuda mulheres a alcançarem autonomia financeira e investirem com sabedoria.

A força feminina no Comex precisa de mais protagonismo

Embora 58% dos profissionais no comércio exterior brasileiro sejam mulheres, os desafios ainda são grandes. Segundo o IBGE, mulheres recebem, em média, 28,4% menos que os homens e ocupam apenas 13% dos cargos de liderança no setor.

O Encontro das Divas surge como uma resposta a esse cenário: um espaço seguro para troca de experiências, fortalecimento de competências e construção de lideranças femininas com propósito.

Conectando Oportunidades: um evento que gera negócios de verdade!

O Conectando Oportunidades é uma ação especial dentro do evento Divas do Comex&Log, pensada para impulsionar conexões estratégicas e gerar negócios de verdade. Durante a programação, as participantes vivenciam rodadas de apresentação, dinâmicas interativas que fortalecem a rede de contatos, acesso a estratégias práticas para organizar as finanças e crescer com equilíbrio, além de um ambiente exclusivo que favorece o surgimento de novas parcerias e oportunidades reais de crescimento profissional.

Vamos juntas?

Data: 14 de julho de 2025
Horário: 19h
Local: Absolut Business & Hotel – Itajaí/SC
Investimento: R$ 69,90
Inscreva-se agora: https://meuingresso.com.br/divas-conectando-oportunidades__14567/ 

Ler Mais
Sem Categoria

Moratória da soja é criticada em fórum internacional como ameaça à segurança alimentar

Em Portugal, governador Mauro Mendes e presidente da Aprosoja MT alertam que segurança alimentar é uma forma de garantir a paz mundial

A moratória da soja — política adotada por grandes tradings que impede a compra do grão produzido em áreas da Amazônia desmatadas após 2008, mesmo que legalmente — foi apontada como uma ameaça direta à segurança alimentar global durante o XIII Fórum de Lisboa, realizado nesta quarta-feira (2), em Portugal.

O XIII Fórum de Lisboa trouxe como tema central neste ano “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.

Durante o painel “Agronegócio e Segurança Alimentar Global: Desafios para a Cooperação”, representantes de Mato Grosso da esfera produtiva e política alertaram para os impactos econômicos e sociais da moratória da soja.

De acordo com dados apresentados pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), a medida já afeta mais de 2,7 milhões de hectares no estado, abrangendo 85 municípios e retirando mais de R$ 20 bilhões da economia regional.

Além das perdas econômicas, a moratória da soja foi criticada por desconsiderar o Código Florestal Brasileiro, que é considerado um dos mais rigorosos do mundo, e por aprofundar desigualdades regionais.

“A moratória causa desigualdades sociais regionais. E quem veio para controlar o desmatamento ilegal foi o Código Florestal. O produtor tem consciência de que, se desrespeitar a lei, tem áreas embargadas, não produz, não acessa crédito”, disse o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.

O presidente da Aprosoja MT ressaltou ainda que a entidade está atuando firmemente no campo jurídico contra essa medida.

“Estamos atuando tanto na ação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) quanto na Justiça. Já pedimos R$ 1,1 bilhão de indenização por danos morais, e vamos pedir o ressarcimento por danos materiais causados em mais de 20 anos de prejuízos”.

Brasil na segurança alimentar global

Também foram apresentados dados sobre o avanço sustentável do agronegócio em Mato Grosso. A área plantada de soja passou de 9,6 milhões para 13 milhões de hectares entre 2019 e 2024, e a produção de milho saltou de 4,5 para 7,2 milhões de hectares. Neste ano, a previsão é de uma safra recorde de mais de 100 milhões de toneladas somando os dois grãos. A expectativa é alcançar 80 milhões de toneladas de milho e 54 milhões de soja em até dez anos.

“Alimentamos mais de um bilhão de pessoas no mundo. A moratória da soja é um inimigo direto da segurança alimentar. Essas empresas, que representam 94% do mercado comprador, poderiam criar protocolos de segregação logística e rastreabilidade, em vez de restringirem a produção dos nossos agricultores”, salientou o presidente da Aprosoja MT.

Ainda durante o painel, foi destacado que o Brasil, especialmente Mato Grosso, é um dos poucos países com potencial de dobrar sua produção sem abrir mão da preservação ambiental — hoje, mais de 60% do território de Mato Grosso permanece preservado.

“Mato Grosso é o maior produtor do Brasil e faz isso preservando 60% do seu território. Produzir alimentos, garantir esta tranquilidade na segurança alimentar é uma forma de garantir a própria paz do planeta”, frisou o governador do estado Mauro Mendes.

O cenário, no entanto, esbarra em entraves burocráticos e legais. Como exemplo, foi citado por Mauro Mendes o caso da mina de Autazes no Amazonas, que poderia suprir 50% da demanda de fertilizantes de Mato Grosso, mas ficou 15 anos esperando uma licença ambiental.

“Isso não é sério. Nenhum país do mundo trata desta forma uma atividade econômica tão importante como é o agronegócio, tendo a oportunidade de diminuir uma das suas principais vulnerabilidades e demorar 15 anos para fazer um licenciamento ambiental. Não dá para sermos um país de primeiro mundo enquanto o Poder Público, as leis que nós temos, os marcos legais, permitirem que coisas tão importantes sejam tratadas com tamanha irrelevância”, completou Mauro Mendes.

Fonte: Canal Rural Mato Grosso

Ler Mais
Evento, Portos

Portonave e Instituto Portonave são reconhecidos no Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC

Programa de qualificação para jovens e as iniciativas para redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) foram os destaques da Companhia na premiação

Comprometidos com a transformação social e o desenvolvimento sustentável, o Terminal Portuário e o Instituto Portonave – entidade sem fins lucrativos que tem a empresa como mantenedora – foram homenageados no Prêmio Empresa Cidadã, realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (1° de julho), na Sociedade Cultura Artística (SCAR), em Jaraguá do Sul. O Instituto Portonave foi premiado na categoria ONGs e Associações com o programa “Embarca Aí”, voltado à qualificação profissional de jovens de Navegantes. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Crescer, oferece uma visão ampla do mercado de trabalho, das atividades portuárias e do setor logístico.

Lançado no ano passado, o programa formou 66 estudantes do 2° ano do ensino médio de escolas estaduais, dos quais 31 foram selecionados para o Programa Jovem Aprendiz da Portonave. A segunda edição está em andamento, com a formação de 50 alunos prevista para ocorrer até novembro deste ano. As aulas são realizadas no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira e, ao final de cada mês, os estudantes têm a oportunidade de aprender diretamente com profissionais do Terminal Portuário.

Para Paulo Leonardo Horocoski dos Santos, Coordenador do programa pelo Instituto Crescer, a parceria reafirma o compromisso com uma educação transformadora e com a construção de oportunidades mais justas para as novas gerações. “O projeto oferece aos participantes a chance de acessar novas realidades e ampliar suas perspectivas de futuro — algo que, para muitos, antes parecia distante”, destaca.

Durante o evento, alunos do programa também marcaram presença. Antonela dos Santos, da Escola Estadual Prof.ª Júlia Miranda de Souza, comenta que foi um privilégio ter participado: “Acredito ser de suma importância essas oportunidades. Foi muito gratificante representar o Embarca Aí e compartilhar essa experiência com meus colegas. Também fomos muito bem recebidos pelos conselheiros da SCAR em nossa visita no local”, afirmou Antonela.

Já o estudante Leonardo Maciel ressaltou os aprendizados do programa: “Melhorei minha comunicação, postura e forma de pensar. O Embarca Aí tem um impacto enorme para quem busca um futuro promissor. Em nome dos alunos da Escola Estadual Prof.ª Daniela Pereira, agradecemos ao Instituto Portonave e ao Instituto Crescer. Não nos arrependemos de ter embarcado nesse navio.”

Investimentos em operações mais limpas

A Portonave também foi finalista na categoria Ambiental, pelos investimentos realizados para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Entre as ações reconhecidas estão a operação de equipamentos eletrificados e elétricos, o uso de placas fotovoltaicas e a aquisição de energia certificada para neutralização de emissões. De 2015 a 2024, o terminal reduziu em 63% as emissões de GEE, o equivalente a cerca de 79 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente.

Atualmente, a Companhia investe R$ 439 milhões na aquisição de equipamentos 100% elétricos para movimentação de contêineres, como dois guindastes Ship-to-Shore (STS), 14 Rubber Tyred Gantry (RTG), um Reach Stacker e dois modernos scanners para vistorias. Juliano Adão, Gerente de Manutenção, comenta sobre os novos investimentos e o reconhecimento: “Na Portonave, buscamos constantemente inovar e contribuir para um setor portuário mais sustentável. Realizamos investimentos em infraestrutura para garantir operações eficientes e com menor impacto ambiental. Ser um dos finalistas da premiação nos demonstra que estamos no caminho certo.”

Sobre a ADVB/SC
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) é uma entidade civil sem fins lucrativos que completa 41 anos neste ano. Promove cursos, conferências e seminários e, há 26 anos, realiza o Prêmio Empresa Cidadã, que reconhece iniciativas de responsabilidade empresarial. Neste ano, 57 cases foram inscritos, dos quais 21 foram selecionados por um comitê independente de jurados, nas categorias Ambiental, Social e Cultural, entre empresas de diversos portes, ONGs e associações.

Sobre a Portonave
A empresa está localizada em Navegantes, litoral Norte de Santa Catarina, e iniciou suas atividades em 2007 como primeiro terminal portuário privado do Brasil. Faz parte do grupo suíço Terminal Investment Limited (TiL) – que administra cerca de 70 terminais em cinco continentes. São 1,3 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), foi o mais eficiente em produtividade de navio no ano de 2024. Além do destaque pela excelência operacional, a Companhia está comprometida com as práticas ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e desenvolve diversas ações e iniciativas voltadas aos aspectos ambientais e sociais.

Fotos: DIVULGAÇÃO
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA / PORTONAVE


Ler Mais
Evento, Negócios

Setor metalmecânico apresenta soluções para neoindustrialização na Intermach

Evento em Joinville traz feira, rodadas de negócios e seminários de 15 a 18 de julho; Institutos SENAI e UniSENAI realizam congresso dentro da programação

A cidade de Joinville recebe, entre os dias 15 e 18 de julho, um dos principais eventos do segmento metalmecânico do Brasil, a Intemach – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica. O evento reúne soluções para usinagem e engenharia, lançamentos baseados em inteligência artificial e automação industrial em processos industriais cada vez mais autônomos e integrados à indústria 4.0.

Além da exposição de produtos, a Intermach contempla ainda uma Rodada de Negócios, workshops e congressos e seminários. Entre eles está o CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia, com foco em mecânica e automação, organizado pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia e o UniSENAI.

Na Rodada de Negócios, que será realizada no dia 16 de julho, 25 empresas compradoras selecionadas participarão de reuniões com 55 potenciais fornecedores de matérias-primas, máquinas, equipamentos e serviços relacionados ao setor metalmecânico. Já a área de exposição deve crescer 30% em relação à edição anterior, com a abertura de um novo pavilhão que vai adicionar 4 mil m² de área ao evento.

SERVIÇO:
O que: Intermach 2025 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica
Quando: 15 a 18/07/2025 – das 13h às 20h
Onde: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE
Credenciamento: intermach.com.br

Fonte: FIESC

Ler Mais
Evento, Portos

InovaPortos 2025 atraiu mais de 700 pessoas em dois dias de evento sobre Transformação Digital e IA

Mais de 700 pessoas passaram pelo InovaPortos 2025 durante os dois dias de evento, realizado pelo Porto do Itaqui em parceria com o Sebrae Maranhão. A 6ª edição, ocorrida nos dias 17 e 18 de junho no Multicenter Sebrae, reafirmou o evento como um dos principais fóruns de inovação portuária do país ao reunir especialistas, autoridades, startups e estudantes em torno de um tema central: como a inteligência artificial e a transformação digital estão moldando o presente e o futuro dos portos brasileiros.

“Finalizamos o evento com a sensação de dever cumprido. Além das principais autoridades portuárias do Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos, da Antaq e das mais diversas empresas, nós conseguimos reunir diferentes atores da sociedade para falar de inovação, de tecnologia e de transformação digital nos portos. Foi histórico!”, destacou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Com uma programação intensa, o evento promoveu palestras, painéis temáticos, apresentações institucionais, estandes de empresas e até um torneio de robótica com a participação de alunos da rede pública e privada do Maranhão. A proposta foi clara: conectar diferentes gerações e setores em torno da inovação, desde a educação básica até os tomadores de decisão na gestão portuária.

Entre os destaques, estiveram nomes como Arthur Igreja, um dos principais palestrantes brasileiros na área de inovação e tecnologia, que marcou presença no primeiro dia de evento para falar sobre transformação digital com IA, os impactos na produtividade e os efeitos nas organizações ao longo do tempo.

IA, Porto 4.0 e robótica em foco 

No primeiro dia de programação, o Inova discutiu as tendências da IA na indústria e logística, com representantes da Transpetro, Vale, Eletrobras e ANTAQ. Houve ainda um painel direcionado a “Startups e Governo”, que discutiu o Marco Legal das Startups e a Lei do Bem, além do Torneio de Robótica, com participação de estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão.

Ao longo da tarde, a Caravana da Inovação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) trouxe o diretor de políticas setoriais, planejamento e inovação do MPor, Tetsu Koike, seguido de painéis sobre o trabalho portuário na era 4.0, pitches de startups, inovação social e governança do ecossistema de inovação.

Durante sua fala, Koike ressaltou a importância de engajar agentes públicos e privados, fortalecer a cultura de inovação e buscar novas formas de financiamento contínuo. Ele também apresentou iniciativas do MPor como o Programa Navegue Simples e a Política de Sustentabilidade, que abrangem diversos modais logísticos. “O porto organizado é um bem público. Ele cumpre uma função essencial e estratégica para o Brasil”, comunicou.

Conexões 

Além das palestras e painéis, o Inova contou com estandes de várias empresas, pesquisadores, estudantes e do programa de Residência Portuária em Inovação do Itaqui. Todos apresentaram seus projetos e produtos inovadores a quem passou pelo evento.

O Torneio de Robótica foi outro diferencial do fórum ao envolver estudantes do ensino básico em projetos de tecnologia aplicada ao setor portuário. A professora Hellen Xavier, que veio de São Paulo para participar do evento, elogiou a iniciativa.

“Parabéns por terem trazido jovens para exporem seus projetos de robótica. Isso aproxima a academia do mercado de trabalho, inspira novas gerações e ajuda a trazer inovação, tecnologia e soluções.  Também parabenizo os organizadores, que convidaram profissionais de mercado para debater e trazer ideias em palestras que se complementaram”, destacou a professora.

Já o jovem pesquisador Davi Guimarães, que participa de uma pesquisa financiada pelo Porto do Itaqui sobre ROV Marinho, apresentou o modelo “Manta”, um veículo autônomo para batimetria no porto. “O InovaPortos foi uma oportunidade incrível para fazermos contatos com diversas empresas e de confirmar o nosso compromisso com a entrega do projeto”, destacou o pesquisador.

Evolução da Inovação no setor portuário 

Para Angelino Caputo, presidente-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), o InovaPortos cumpre um papel essencial. “Normalmente, as empresas e as entidades são um pouco conservadoras, chegam até a ter um pouco de medo de inovação. Então o Inova vem cobrir essa lacuna. Eu, sempre que posso, participo”, opinou.

Roberto Paveck, economista da autoridade Portuária de Santos, explicou que a sexta edição do InovaPortos representou um ponto de evolução da inovação no contexto portuário. “Participo desde a primeira edição do Inova e pude ver a evolução desse projeto no porto com grandes transformações ao longo dos anos”, comentou o economista.

Inovação com talentos locais 

O segundo e último dia de evento foi aberto com a palestra do Eduardo Peixoto, CEO do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), que compartilhou a jornada do Centro como catalisador de inovação aberta no Brasil.

Em seguida, houve as apresentações dos painéis sobre Port Community System (PCS) e a gestão portuária baseada em dados; Smart Ports, com foco em IA, IoT e automação; Inovações na indústria e logística, com cases do Grupo Mateus, Suzano e CLI e Hubs de inovação. Para finalizar, o evento trouxe cases de sucesso em portos brasileiros, com experiências de Itapoá, Santos, Suape e Itaqui.

Sobre o Porto do Itaqui, o gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação, Gabriel Mateucci Cassia, apresentou um panorama das principais iniciativas inovadoras em andamento, com destaque para o Programa de Residência Portuária em Inovação. Pioneiro no Brasil, o programa reúne jovens talentos maranhenses para atuarem diretamente em desafios reais do setor logístico-portuário, desenvolvendo soluções práticas e estratégicas para a modernização e a eficiência das operações no porto.

“A missão do nosso programa é contribuir com a transformação do Maranhão em um hub de conhecimento do setor portuário. E a gente faz isso a partir da formação da mão de obra local e oferecendo, à população maranhense, a possibilidade de se integrar ao nosso complexo portuário”, enfatizou.

Prêmio Porto do Itaqui 

O InovaPortos foi encerrado em clima de celebração com a entrega do Prêmio Porto do Itaqui, que homenageou iniciativas maranhenses de destaque em sete categorias.  Os vencedores que conquistaram o primeiro lugar foram:

  • Produção Acadêmica
    Alexsandro Sousa Brito (UFMA)
    Estudo sobre a atividade portuária e o emprego no Maranhão.
  • Jornalismo
    Linda Rafaelly Rodrigues dos Santos (TV UFMA)
    Reportagem sobre o protagonismo feminino na logística portuária.
  • Redação
    Isadora Correa Nogueira (CEMAT)
    Texto sobre privacidade de dados na era digital.
  • Empresa Inovadora
    Gabriela Colonhese (Ultracargo)
    Projeto de inspeção e limpeza robotizada de tanques.
  • Robótica
    IEMA Itaqui-Bacanga
    Projeto “WearSafe: Tecnologia Assistiva e IoT do Porto do Itaqui”.
  • Hackathon do Complexo Portuário Maranhense
    Equipe 19, liderada por Maria Eduarda Rezzo
    Solução voltada à inovação em Equipamentos de Proteção Individual para trabalhadores portuários.

A lista completa dos vencedores de todas as categorias está disponível em: https://www.fapema.br/edital-fapema-emap-no-07-2025/ .

Você pode assistir a programação completa do InovaPortos pelo canal do YouTube do Porto do Itaqui: https://www.youtube.com/watch?v=tvIMdFUI910 .

Fonte: Informativo dos Portos

Ler Mais
Evento

Participe do evento de lançamento do sistema UDI!

O Unique Device Identification, o UDI, é um padrão internacional que identifica um dispositivo médico.

A Anvisa irá realizar, no dia 30 de junho, o evento “Lançamento do sistema UDI e atualizações na regulamentação de dispositivos médicos”. O encontro será realizado no auditório da sede da Agência, em Brasília (DF), das 8h30 às 18h.

O Unique Device Identification (UDI) é um padrão internacional que segue regras do Fórum Internacional de Reguladores de Dispositivos Médicos (International Medical Device Regulators Forum – IMDRF). O objetivo da aplicação desse padrão é viabilizar a identificação inequívoca de um determinado dispositivo médico no mercado, ampliando a segurança dos pacientes.

A aplicação e a internalização do UDI ao arcabouço regulatório brasileiro foram trazidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 591, de 21 de dezembro de 2021. A norma prevê uma implementação escalonada do sistema UDI, que começará a surtir seus principais efeitos a partir de julho de 2025, com o início da obrigação de atribuir e incluir o UDI na rotulagem dos dispositivos médicos de maior classe de risco. Além disso, a resolução definiu a necessidade de construção, pela Anvisa, da base de dados UDI brasileira, a Siud, que será divulgada e demonstrada durante o evento.

Fonte: ANVISA

Ler Mais
Investimento, Portos

Presidente do Porto de São Francisco detalha investimentos de R$ 340 milhões em infraestrutura, durante evento na Fiesc

Duas importantes obras de infraestrutura, com início previsto para 2025, vão aprimorar a logística e facilitar o acesso ao Complexo Portuário da Baía da Babitonga, no Norte catarinense. São elas, a dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso à Baía e a obra da terceira faixa da BR-280, no acesso ao Porto, que será realizada com recursos próprios do terminal portuário.

O detalhamento destas obras foi apresentado pelo presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, durante um debate na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), nesta terça-feira, 17, em Florianópolis. O evento abordou a mobilidade urbana no entorno da BR-280, principal acesso ao Complexo Portuário.

“Até 2026, com o aprofundamento para 16 metros, os portos da Babitonga terão condições de receber navios maiores, de 366 metros, com capacidade plena”, explicou Vieira, acrescentando que a licitação já está em curso e resultado da empresa vencedora para realizar a obra será conhecido no dia 4 de julho.

Com um investimento de R$ 324 milhões, a dragagem é caracterizada por dois aspectos inéditos e inovadores. Pela primeira vez no Brasil, um porto público firma parceria com um porto privado para a realização de uma obra desta natureza.  Além disso, parte dos sedimentos retirados do mar será destinada ao engordamento de sete quilômetros da praia de Itapoá, que nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

O presidente do Porto de São Francisco também detalhou a obra da terceira faixa da BR-280, no acesso ao terminal portuário. “São R$ 12,4 milhões de recursos próprios do Porto para facilitar a chegada e saída dos caminhões”.

No debate, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Alysson de Andrade, parabenizou e agradeceu a diretoria do Porto por viabilizar esta obra da terceira faixa da BR-280.

Participaram também do evento o secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, e o diretor de Integração de Modais da SPAF, Lucas Sampaio Ataliba.

Fonte: Agência de Notícias SECOM

Ler Mais
Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook