Exportação

Em meio ao tarifaço, SP quer retomar exportação de carne ao Japão

Secretário de Agricultura e Abastecimento do governo paulista, Guilherme Piai, teve reunião com o cônsul-geral do Japão em São Paulo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do governo paulista, Guilherme Piai, teve uma reunião com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, para tratar da possível retomada das exportações de carne ao país asiático.

O encontro acontece em meio às discussões sobre o tarifaço comercial imposto pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos países pelo mundo, entre os quais o Brasil – alvo das maiores taxas (50%) sobre determinados produtos e setores. A informação foi publicada inicialmente pela Folha de S.Paulo.

Entenda

Em maio do ano passado, o Brasil foi declarado livre da febre aftosa sem vacinação animal. Com esse status, o país, em tese, tem sinal verde para voltar a exportar carne bovina para países como o Japão e a Coreia do Sul – que só compram de mercados livres da doença.

Por outro lado, o fim da vacinação exige protocolos mais rígidos de controle sanitário por parte dos estados brasileiros.

Atualmente, o Japão importa cerca de 70% da carne bovina que consome – o que representa algo em torno de US$ 4 bilhões por ano. Desse montante, 80% são importados dos EUA e da Austrália.

Em relação ao Brasil, o processo de negociação com os japoneses se desenrola há mais de 20 anos. O último protocolo entre os dois países vem sendo discutido há cinco anos.

Objetivo é diversificar destino de exportações, diz secretário

Por meio de nota, o secretário da Agricultura de São Paulo confirmou que o estado pretende reabrir a venda de carne ao Japão.

“A ampliação do diálogo com o Consulado do Japão reforça o nosso compromisso de fortalecer e expandir a presença da pecuária paulista no mercado internacional”, diz Piai. “A diversificação dos destinos das nossas exportações, além de aumentar a competitividade, gera mais oportunidades e promove o desenvolvimento dos nossos produtores.”

Carne não escapou do tarifaço

Pelo menos até este momento, a carne brasileira não foi incluída na lista de mais de 700 produtos isentos das tarifas adicionais impostas pelo governo dos EUA.

Ao todo, 694 produtos brasileiros escaparam do tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump, que assinou uma ordem executiva oficializando a taxa de 50% sobre exportações vindas do Brasil. A informação consta de documentos divulgados pela Casa Branca, na última quarta-feira (30/7), sobre a medida.

Entre os produtos isentos da taxa, estão itens como suco e polpa de laranja, minérios de ferro, derivados de petróleo, castanha, carvão, e peças de aeronaves civis.

Governo Tarcísio anunciou pacote emergencial

Após a confirmação das tarifas comerciais de 50% impostas pelos EUA, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou um pacote de medidas emergenciais para ajudar setores atingidos pelas taxas norte-americanas.

Uma das medidas anunciadas pelo governo de São Paulo é a oferta de R$ 400 milhões em empréstimos subsidiados às empresas exportadoras do estado. O valor é o dobro daquele que foi anunciado na semana passada, de R$ 200 milhões.

Outra medida confirmada pelo Palácio dos Bandeirantes é a liberação de R$ 1,5 bilhão em créditos acumulados do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por meio do programa ProAtivo – o que representa um incremento de R$ 500 milhões em relação ao que havia sido anunciado.

De acordo com o governo paulista, a liberação dos créditos de ICMS será destinada, de forma prioritária, a contribuintes exportadores que possuam créditos acumulados aptos à transferência. Cada empresa poderá solicitar até R$ 120 milhões, e os pedidos aprovados serão atendidos em até 10 parcelas. O cronograma de liberação terá início em setembro.

Como ficou o tarifaço de Trump

Na quinta-feira (31/7), Trump assinou um decreto que amplia as chamadas “tarifas recíprocas” aplicadas a dezenas de países. A medida, que eleva os encargos sobre produtos estrangeiros que entram no mercado norte-americano, é justificada pelo governo como uma resposta a desequilíbrios comerciais e, em alguns casos, a questões de segurança pública.

As novas tarifas, que variam entre 10% e 41%, começarão a ser aplicadas no dia 7 de agosto, e não mais neste dia 1º, como prometido anteriormente. No entanto, mercadorias embarcadas para os EUA antes dessa data e que cheguem ao país até 5 de outubro estarão isentas da nova tributação.

A tarifa mais alta, de 41%, foi imposta à Síria. Países como Laos e Mianmar foram sobretaxados em 40%. Suíça (39%), Iraque e Sérvia (35%), além de Argélia, Bósnia e Herzegovina, Líbia e África do Sul (30%) também estão entre os mais afetados.

A União Europeia (UE), o Japão e a Coreia do Sul passarão a enfrentar tarifas de 15% sobre determinados produtos. Já para Costa Rica, Bolívia e Equador, o encargo subiu de 10% para 15%. No mesmo pacote de medidas, Trump também assinou uma ordem executiva específica para o Canadá, elevando de 25% para 35% a tarifa sobre produtos importados do país vizinho.

O Brasil, por sua vez, manteve a alíquota base de 10% estabelecida em abril. No entanto, com o novo decreto, que impõe sobretaxa de 40% a partir da primeira semana de agosto, com exceção de quase 700 produtos, a maior parte das exportações brasileiras passará a enfrentar tarifas efetivas de até 50%.

As tarifas anunciadas fazem parte da estratégia do governo Trump de pressionar países com os quais os EUA mantêm déficits comerciais. Segundo a Casa Branca, a ideia é estabelecer “condições justas e equilibradas” no comércio exterior americano.

Veja lista das tarifas recíprocas ajustadas:

  • Afeganistão: 15%
  • Argélia: 30%
  • Angola: 15%
  • Bangladesh: 20%
  • Bolívia: 15%
  • Bósnia e Herzegovina: 30%
  • Botsuana: 15%
  • Brasil: 10% (acrescido da sobretaxa de 40% anunciada em 30/7)
  • Brunei: 25%
  • Camboja: 19%
  • Camarões: 15%
  • Chade: 15%
  • Costa Rica: 15%
  • Costa do Marfim: 15%
  • República Democrática do Congo: 15%
  • Equador: 15%
  • Guiné Equatorial: 15%
  • União Europeia: 15% (para a maioria dos produtos)
  • Ilhas Malvinas (Falkland): 10%
  • Fiji: 15%
  • Gana: 15%
  • Guiana: 15%
  • Islândia: 15%
  • Índia: 25%
  • Indonésia: 19%
  • Iraque: 35%
  • Israel: 15%
  • Japão: 15%
  • Jordânia: 15%
  • Cazaquistão: 25%
  • Laos: 40%
  • Lesoto: 15%
  • Líbia: 30%
  • Liechtenstein: 15%
  • Madagascar: 15%
  • Maláui: 15%
  • Malásia: 19%
  • Maurício: 15%
  • Moldávia: 25%
  • Moçambique: 15%
  • Mianmar (Birmânia): 40%
  • Namíbia: 15%
  • Nauru: 15%
  • Nova Zelândia: 15%
  • Nicarágua: 18%
  • Nigéria: 15%
  • Macedônia do Norte: 15%
  • Noruega: 15%
  • Paquistão: 19%
  • Papua-Nova Guiné: 15%
  • Filipinas: 19%
  • Sérvia: 35%
  • África do Sul: 30%
  • Coreia do Sul: 15%
  • Sri Lanka: 20%
  • Suíça: 39%
  • Síria: 41%
  • Taiwan: 20%
  • Tailândia: 19%
  • Trinidad e Tobago: 15%
  • Tunísia: 25%
  • Turquia: 15%
  • Uganda: 15%
  • Reino Unido: 10%
  • Vanuatu: 15%
  • Venezuela: 15%
  • Vietnã: 20%
  • Zâmbia: 15%
  • Zimbábue: 15%

Fonte: Metrópoles


Ler Mais
Agronegócio

Estado de SP apresenta nova estrutura da Defesa Agropecuária com o objetivo de fortalecer o agronegócio

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, apresenta a nova estrutura que agora passa a operar como Diretoria de Defesa Agropecuária, uma transformação institucional que reflete a consolidação da área como eixo estratégico da produção, da segurança alimentar e do reconhecimento internacional do agro paulista.

Essa reestruturação, estabelecida pela Resolução SAA Nº 41, do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, acompanha um período histórico de conquistas nestes quase 30 anos de história. A Defesa Agropecuária de São Paulo tem batido sucessivos recordes e se consolidado como referência nacional e internacional, não apenas pela sua capacidade técnica e estrutura de fiscalização, mas pela inovação constante.

Entre os marcos recentes e mais relevantes, destaca-se a conquista do status de área livre de febre aftosa sem vacinação, que contribuiu decisivamente para o reconhecimento mundial do Brasil como território livre da doença sem vacinação pela OMSA, Organização Mundial da Saúde Animal no último mês de maio em Paris— resultado direto de uma atuação séria, técnica e persistente em parceria com o setor privado.

O Estado também implantou um moderno sistema de identificação de fêmeas bovinas vacinadas contra brucelose, substituindo a marca a fogo por tecnologia mais segura e respeitosa com o bem-estar animal e ao técnico de campo.

Na área vegetal, lidera a luta contra o Greening (HLB), protegendo a citricultura paulista com firmeza e estratégia e recentemente anunciou a contratação de mais 28 técnicos para reforçar os trabalhos a campo.

Reforça seu comprometimento com a fiscalização e uso de agrotóxicos, implantou com sucesso o Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins de Uso Agrícola em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV), um programa que visa à proteção da saúde do consumidor através da fiscalização da qualidade dos alimentos de origem vegetal, produzidos e comercializados no Estado, em relação à presença de resíduos de agrotóxicos.

Além disso, lançou um sistema estadual de identificação de bovídeos alinhado ao PNIB (Programa Nacional de Identificação e Rastreabilidade de Bovídeos) e se prepara para o controle e a rastreabilidade do rebanho de forma individual, disponibilizando ao produtor uma nova forma de gestão de rebanho e consequentemente maior lucratividade a partir de dados para tomadas de decisões.

Ainda esse ano, prepara a modernização do atual sistema GEDAVE para uma nova plataforma digital, mais moderna, intuitiva e eficiente, que oferecerá mais gestão aos pecuaristas e maior possibilidade de análise de dados aos servidores do serviço oficial e que terá um compartilhamento de informações com outros Estados da Federação.

Estrutura moderna, técnica e eficiente

A nova estrutura Diretoria de Defesa Agropecuária contará com duas coordenadorias, quatro departamentos centrais e dezesseis departamentos regionais, além de divisões e unidades locais:

Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal

Essa coordenadoria reúne avanços significativos da inspeção agroindustrial paulista. O SISP (Sistema de Inspeção de São Paulo) é hoje o maior sistema estadual de inspeção do país, hoje com mais de 730 empresas ativas, abrangendo abatedouros, laticínios, frigoríficos, entrepostos e agroindústrias diversas. Merece destaque o notável avanço dos produtos artesanais. Desde a modernização e desburocratização da legislação estadual, o número de estabelecimentos registrados saltou de apenas 39 entre os anos de 1999 e 2023, para mais de 180 estabelecimentos registrados em apenas dois anos — um crescimento absoluto que mostra o acerto da política pública de valorização da produção regional de qualidade.

Recentemente, foi ainda sancionada a nova Lei de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, um marco regulatório fundamental para setores como bebidas, azeites, vegetais minimamente processados, fungicultura e algas, ampliando a segurança e competitividade desses produtos no mercado paulista e nacional. Esta Coordenadoria terá três divisões, a inspeção de produtos de origem animal, inspeção de produtos de origem vegetal e Inspeção de produtos artesanais.

Coordenadoria de Inteligência e Trânsito Agropecuário

O Departamento de Trânsito e Análise de Riscos foi reestruturado para se tornar uma Coordenadoria estratégica das ações de fiscalização, vigilância e controle de movimentação agropecuária. A nova coordenadoria unifica tecnologia, dados e inteligência para uma atuação mais eficaz, proativa e moderna, capaz de antever riscos, responder rapidamente a emergências e garantir a integridade do patrimônio sanitário estadual. Será responsável pela gestão tecnológica e sistemas da Defesa Agropecuária. Através disso tem a missão de produzir informações e manter informados os demais Departamentos e Coordenadoria, suas respectivas divisões e as gerências de programas.

A Coordenadoria terá duas divisões, uma focada no trânsito de produtos agropecuários e fiscalização de eventos e outra focada na inteligência e análise de dados além de realizar intercâmbio de informações com outros órgãos públicos.

Departamentos

O Departamento de Defesa Sanitária Animal agora passa a contar com uma nova Divisão de Epidemiologia, responsável por vigilância epidemiológica, análise de risco e mapeamento sanitário. A divisão é vital para o enfrentamento de enfermidades emergentes como a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

O Departamento de Logística Laboratorial foi dividido em Divisão de Logística, que terá uma ênfase maior na aquisição e distribuição de insumos e a Divisão Laboratorial, que se encarregará da triagem e distribuição das colheitas realizadas a campo pelos departamentos, divisões e unidades de defesa agropecuárias.

O Departamento de Comunicação e Educação em Saúde Única passa a ser denominado Departamento de Educação e Uma Só Saúde, seguindo as diretrizes da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal). A estrutura será reforçada com dois novos gerentes de serviço, ampliando sua capacidade de diálogo, comunicação institucional e ações educativas junto à comunidade.

As Regionais

Como parte da modernização, 16 departamentos regionais foram criados, o que garantirá maior uniformidade técnica, gestão mais eficiente de equipes, padronização dos processos e procedimentos e a racionalização de recursos, sem perda de capilaridade ou presença territorial. Os departamentos contarão com até 24 divisões regionais.

Carreira técnica e compromisso com as pessoas

Recentemente foi sancionada a nova carreira de Especialistas Agropecuários, que estrutura e valoriza os profissionais da defesa agropecuária, com critérios técnicos de progressão e reconhecimento do papel central da ciência no serviço público.

A valorização da carreira de apoio é o foco a partir de agora. As atividades dessa carreira ao agronegócio paulista são imprescindíveis.

É importante destacar que toda mudança busca melhorias, mas que mudar estruturas estabelecidas há décadas também envolve impactos humanos. A gestão da Secretaria reconhece o valor das pessoas que constroem diariamente a defesa agropecuária paulista, proporcionou a valorização de prolabores e conduz este processo com diálogo, respeito e valorização do servidor.

Apoio institucional

A reestruturação e os avanços vividos pela Defesa Agropecuária só foram possíveis graças ao apoio firme, técnico e estratégico da gestão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A gestão tem se destacado pelo fortalecimento das áreas técnicas, pelo incentivo à modernização e pela valorização do servidor público como agente essencial para a credibilidade do agro paulista.

Sob a atual gestão, a Defesa Agropecuária recebeu investimentos inéditos em tecnologia, capacitação, estrutura e pessoal, além do respaldo necessário para conduzir uma transformação institucional com responsabilidade, coragem e visão de futuro. A confiança depositada nas equipes técnicas foi decisiva para colocar São Paulo entre os estados mais avançados do Brasil em termos de rastreabilidade, vigilância e status sanitário.

Liderança, inovação e confiança

Com essa nova estrutura, São Paulo consolida uma Defesa Agropecuária moderna, técnica, integrada, respeitosa com o cidadão e alinhada com os padrões internacionais mais exigentes. O Estado reafirma seu papel de liderança na sanidade animal, vegetal e agroindustrial — com responsabilidade fiscal, valorização do serviço público e compromisso com o futuro do agro brasileiro.

Compromisso com o produtor rural e o Brasil que produz

A Defesa Agropecuária é, acima de tudo, uma parceira do produtor rural. Atua lado a lado com quem planta, cria, colhe, transforma e alimenta o Brasil — oferecendo suporte técnico, construindo confiança e garantindo que as boas práticas sejam reconhecidas, valorizadas e protegidas. O objetivo não é punir, mas prevenir, orientar e construir um campo mais seguro, saudável e competitivo.

O lema, “Preservar vidas e proteger o agronegócio”, reflete esse compromisso em sua essência. Preservar vidas significa agir com responsabilidade para garantir a saúde pública, o bem-estar animal, a integridade dos alimentos e a sanidade das lavouras. Proteger o agronegócio é cuidar da credibilidade do setor, abrir mercados, evitar perdas e tornar São Paulo cada vez mais respeitado no Brasil e no mundo.
Este conteúdo está disponível no site e pode ser lido na íntegra acessando o link abaixo.

Fonte: AviSite

Ler Mais
Portos

Porto de São Sebastião pode receber primeira base offshore permanente do estado de SP

O Porto de São Sebastião deu mais um passo importante para ampliar sua atuação no setor de óleo e gás. Durante o SP Offshore 2025, o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, recebeu oficialmente o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação de uma base de apoio offshore no terminal.

A proposta, apresentada por uma empresa do setor, prevê a construção de uma estrutura dedicada ao suporte logístico de plataformas e equipes embarcadas, funcionando como ponto de apoio para operações offshore no litoral paulista. Atualmente, a Bacia de Santos é majoritariamente atendida por bases offshore localizadas no Rio de Janeiro. Com a nova estrutura, São Paulo poderá oferecer, pela primeira vez, um suporte logístico direto e permanente a essas operações, aliviando a pressão sobre outras estruturas e impulsionando a geração de empregos e a arrecadação para o estado.

O EVTEA avaliou aspectos como infraestrutura existente, acesso terrestre, localização estratégica, custos de implantação e operação, além de uma análise de riscos. A manifestação de interesse está em fase de análise pela equipe técnica e, se aprovada, a instalação da base poderá se concretizar em até três anos. “O recebimento desse estudo representa um avanço concreto no processo de tornar o Porto de São Sebastião ainda mais estratégico para a cadeia logística offshore. Estamos trabalhando para atrair investimentos sustentáveis e gerar novas oportunidades para a região”, destacou Ernesto Sampaio.

“A provocação do setor é fundamental para impulsionar iniciativas como esta por parte do governo. O diálogo constante com a iniciativa privada é o que nos permite avançar em soluções concretas. Além disso, São Paulo tem como característica natural a capacidade de atrair talentos, tecnologia e investimentos, o que cria um ambiente favorável para a consolidação de projetos estratégicos”, destacou Thiago Camargo, diretor de Projetos e Inovação da Invest SP.

A proposta se soma aos projetos de modernização e expansão em andamento no Porto de São Sebastião, reforçando seu papel como alternativa viável e eficiente para operações de grande porte.

Fonte: Datamar News

Ler Mais
Comércio Exterior, Inovação, Investimento, Portos, Tecnologia

Túnel Santos-Guarujá: canal de navegação do Porto de Santos terá nova coleta de sedimentos

O Porto de Santos terá novas sondagens, no fundo do estuário, que fazem parte dos estudos para a obra do túnel imerso Santos-Guarujá.

De acordo com a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI), a nova coleta de sedimentos no canal de navegação – ainda sem data definida – será necessária para complementar os estudos técnicos e está sendo planejadas conforme a evolução do processo. Nos dias 3 e 5 de março, a coleta de material interrompeu a navegação no canal do Porto de Santos durante dez horas.

O Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), disse que não houve transtornos na movimentação que resultassem em prejuízos financeiros por conta de navios parados. Isso porque, afirmou o Sindamar, a Autoridade Portuária de Santos (APS) foi informada um mês antes da atividade.

As sondagens interromperam a navegação no canal do Porto de Santos das 6 às 16 horas, no trecho entre os terminais da Citrosuco (armazém 29) e de cruzeiros. As travessias de barcas e balsas seguiram operando normalmente e não foram afetadas pelo estudo.

O trabalho é feito em 12 pontos estratégicos do estuário, sendo seis do lado de Guarujá e seis do lado de Santos. A paralisação no início do mês ocorreu por questões de segurança devido a quatro pontos próximos ao cais dos cruzeiros, que são mais sensíveis. Os outros oito pontos estão sendo analisados ao longo do mês sem a necessidade de interromper as atividades.

Segundo a APS, as paralisações foram previstas para ocorrerem em um período de menor movimento de navios. As entradas e saídas de embarcações foram antecipadas ou postergadas estrategicamente. O fechamento do canal coube à Marinha do Brasil.

Análises
As amostras coletadas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratada pelo Governo Estadual, serão analisadas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Os resultados deverão estar disponíveis no começo de abril e serão utilizados para definir a forma de disposição do material dragado, conforme os requisitos da licença ambiental.

Coleta
A atividade consistiu na coleta de sedimentos na área do canal de navegação no fundo do estuário buscando verificar se há contaminação no local. A ausência de contaminantes nos sedimentos do canal é indispensável para que seja emitida a licença ambiental que dará início à construção do túnel, já que a dragagem e a disposição do material retirado precisam seguir rigorosos critérios ambientais.

Os estudos buscam identificar poluentes, como metais pesados ou compostos químicos nocivos. A análise da qualidade do sedimento retirado do fundo do canal é essencial para que ele seja descartado no polígono de disposição oceânica, área em que ocorrerá o despejo de material dragado.

Detalhes da ligação seca
O túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá será construído por meio de parceria público-privada (PPP). O investimento é estimado em cerca de R$ 6 bilhões, que serão divididos entre a União e o Governo Paulista. A vencedora da licitação assinará um contrato de 30 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.

O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros de forma submersa. Haverá três faixas de rolamento por sentido, com uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O túnel também terá acesso para travessia de pedestres e ciclistas.

A previsão é de que as obras comecem em 2026 e beneficiem mais de 21 mil motoristas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Estado planeja serviço com a APS
A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos (SPI) informou que asnovas interrupções no canal de navegação do Porto de Santos já estão sendo planejadas em conjunto com a Autoridade Portuária de Santos (APS). A secretaria afirma que todas as ações serão conduzidas para minimizar impactos na operação portuária.

Até o momento, não existem datas definidas para as novas sondagens. No entanto, elas são necessárias para complementar os estudos técnicos.

Próximos passos
De acordo com a SPI, o edital para a licitação do túnel foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro e o leilão está previsto para 1º de agosto de 2025.

Com valor de investimento estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, o projeto do túnel imerso será executado por meio da parceria público-privada (PPP), e está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A empresa escolhida será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, permitindo o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres.

Fonte: A Tribuna
Túnel Santos-Guarujá: canal de navegação do Porto de Santos terá nova coleta de sedimentos

Ler Mais
Comércio Exterior, Economia, Gestão, Informação, Logística, Notícias

Chefias da Alfândega de São Paulo se reúnem para tratar das ações de acirramento da greve

Com a proximidade da votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2025) e com o objetivo de garantir no orçamento da União os recursos necessários ao reajuste do vencimento básico dos Auditores-Fiscais, a categoria intensificou desde a última quarta-feira (12) as ações de greve a partir de orientações do Comando Nacional de Mobilização (CNM). Na Alfândega de São Paulo, as chefias se reuniram para alinhar estratégias de acirramento.

A reunião, que ocorreu na quarta, contou com a presença do presidente da Delegacia Sindical de São Paulo, Auditor-Fiscal Gabriel Rissato, e dos titulares dos setores que respondem pela área-fim da Alfândega da Receita Federal do Brasil no estado: os Auditores-Fiscais Pedro Antônio de Andrade (chefe do Serviço de Despacho Aduaneiro), Georgia Ibañez Pavarini (chefe do Serviço de Remessas Postais e Expressas), e Celso Sckadt Domingos (chefe do Serviço de Vigilância Aduaneira). Também participou o Auditor-Fiscal Rodrigo Neto Paraizo Macieira, chefe-substituto do Serviço de Remessas Postais e Expressas.

Foram traçadas ações estratégicas de mobilização, de modo que os setores estejam alinhados com as práticas atualmente adotadas pelas projeções de despacho aduaneiro, tratamento de remessas e ações de vigilância e repressão das demais unidades aduaneiras da 8ª Região Fiscal (Alfândegas do Aeroporto de Guarulhos, do Aeroporto de Viracopos e do Porto de Santos). Os temas tratados foram previamente alinhados com o Auditor-Fiscal Anibal Rivani, representante do Comando Local de Mobilização (CLM).

“A conversa com as autoridades fiscais foi extremamente profícua. Como esperado, percebemos um legítimo interesse dessas chefias em participar ao máximo da mobilização, a fim de sensibilizar os atores políticos sobre a necessidade de resolução de nosso pleito”, afirmou o presidente da DS/SP e diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Gabriel Rissato.

A categoria segue em greve há 83 dias pelo reajuste do vencimento básico, congelado desde 2016 – com exceção dos 9% concedidos em 2023. Na pauta geral de reivindicações, constam ainda o bônus integral para ativos e aposentados e a destinação de recursos do Fundaf para subsídio do plano de saúde.

FONTE: Sindifisco Nacional
Chefias da Alfândega de São Paulo se reúnem para tratar das ações de acirramento da greve – Sindifisco Nacional

Ler Mais
Aeroportos, Economia, Informação, Logística, Mercado Internacional, Negócios, Notícias

Estado de São Paulo vai ganhar um novo aeroporto internacional

Está oficialmente decidido: a Infraero está responsável pela construção do futuro aeroporto internacional em Olímpia, no interior de São Paulo. A previsão é de que o novo terminal fique pronto em 2026, recebendo voos internacionais dos países vizinhos da América do Sul.

O prefeito da cidade, Fernando Cunha, disse em entrevista ao site Diário de Olímpia:

“O aeroporto será um grande empreendimento internacional, trazendo emprego, renda e desenvolvimento para Olímpia. A obra agora é oficial, e cabe à próxima gestão dar continuidade a esse projeto, que trará muitos frutos para a nossa cidade”.

Novo aeroporto no Estado de São Paulo

Está oficializado: Olímpia, cidade paulista conhecida por seus mega parques aquáticos, vai ganhar um aeroporto e a Infraero está responsável pela sua construção. A expectativa é de a obra termine em 2026, e o novo terminal vai receber voos internacionais de países da América do Sul. A cidade fica a 430 km de São Paulo, no norte do estado.

A inauguração desse novo aeroporto internacional pretende colocar Olímpia entre os destinos mais requisitados do país, já que a cidade tem atrações famosas como o Thermas dos Laranjais, um dos maiores parques aquáticos do mundo, e o Hot Beach, um dos maiores do Brasil.

Hoje em dia, o aeroporto mais próximo da cidade está localizado em São José do Rio Preto, a 55 km da cidade. A construção do novo terminal traz a expectativa de crescimento do número de turistas, recebendo cerca de 1 milhão de passageiros por ano.

A cidade ainda conta com outras atrações além dos parques aquáticos, como o Vale dos Dinossauros, o Museu Cera, e o Orionverso, primeiro parque de realidade virtual da América Latina.

Responsabilidade da Infraero

Na última terça-feira (1), a decisão de atribuir à Infraero a implantação e exploração do Aeroporto de Olímpia foi publicada no Diário Oficial da União, no Ministério de Portos e Aeroportos, Portaria de Nº 472. Isso significa que o órgão federal está responsável por implantar, administrar, operar e explorar o terminal.

No ano passado, em dezembro, o governo federal havia aprovado o valor de R$ 104 milhões para a construção do aeroporto, que está no Orçamento da União para 2024. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso Nacional.

A área de construção do novo aeroporto de Olímpia tem mais de 200 mil m², perto da Rodovia Assis Chateaubriand, e o planejamento é que a obra seja entregue em 2026.

Fonte: Passageiro de Primeira
Estado de São Paulo vai ganhar um novo aeroporto internacional – Passageiro de Primeira

Ler Mais
Marketing, Mercado Internacional, Networking, Oportunidade de Mercado, Pessoas, Portos, Vendas

RECONECTANEWS E O PODER DAS MULHERES NO COMÉRCIO EXTERIOR E LOGÍSTICA

RêConectaNews,  apresenta as Divas do Comex no Workshop de Logística, Soluções e Tendências

O tradicional Encontro das Divas reúne mulheres de todo o país para discutir temas relacionados ao comércio exterior e a logística.

Lugar de mulher é onde ela quiser e também no comércio exterior e logística. Prova disso é um estudo recente divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que mostra que 2,6 milhões dos empregos nas firmas que atuaram no comércio exterior, em 2019, foram ocupados por mulheres. O percentual representava na época 32,5% dos empregos totais dessas empresas. Embora não haja pesquisas relacionadas aos últimos anos, a expectativa é de que em 2023 o percentual de mulheres atuando no comex e também na logística seja de 60%.

O RêConectaNews é um portal de Notícias e Negócios na área de comex e logística criado para conectar os stackeholders dessas áreas por meio das mídias digitais e eventos presenciais e tem as mulheres como público alvo.   Além de trabalhar o desenvolvimento e treinamento na área e gerar networking qualificado e personalizado, o portal realiza desde 2017 o “Encontro das Divas”, evento realizados em diversas cidades brasileiras e que reúne centenas de mulheres para discutir temas relacionados às duas áreas.

“É um evento dinâmico e leve, com atividades práticas, palestras e momentos de interação entre as participantes. Estamos ganhando novos mercados com eventos em São Paulo e Santos realizados nos últimos meses e temos já vários outros planejados”, explica a idealizadora Renata Palmeira. Os encontros englobam palestras sobre temas como legislação, logística, marketing e finanças; workshops práticos com pautas como negociação, gestão de projetos e vendas. Proporciona ainda momentos de networking, como almoços, jantares e coquetéis; rodadas de negócios com empresas; além do acesso a uma ampla rede de contatos profissionais da área por meio do Grupo das Divas.

Renata, que cede o Rê de seu nome para o RêConectaNews, promete mostrar o crucial papel da mulher no complexo universo da logística e comex com a apresentação do case das Divas do Comex durante a 30ª edição do Workshop de Logística, Soluções e Tendências O evento é gratuito e acontece em 8 de novembro, das 8h30 às 16h, no Centreventos Itajaí. É organizado pelo Grupo Painel Logístico e AO Soluções, tendo como parceira local a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Workshop

“O congresso técnico é considerado o maior workshop de logística itinerante do mercado brasileiro e abordará temas ligados a logística e supply chain, trazendo para a região a expertise de empresas que têm na logística seus diferenciais competitivos”, assegura o presidente do Grupo Painel Logístico Deivid Roberto Santos. São esperadas 500 participantes entre gerentes, gestores, diretores e consultores do setor. “Nosso objetivo é estreitar o relacionamento entre clientes e fornecedores, levando ao público conteúdo relevante, inovações, networking e oportunidades de negócios”, complementa.

SERVIÇO
O que: 30º Workshop de Logística, Soluções e Tendências
Quando: 8 de novembro de 2023
Hora: Das 8h30 às 16h
Local: Centreventos Itajaí
Endereço: Av. Ministro Victor Konder, 303 – Centro
Ingressos: Entrada gratuita
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/30-workshop-de-logistica-solucoes-e-tendencias-especial-itajai-2023/2158809?_gl=1*156eaxe*_ga*MTA1MTg1NzA3OS4xNjk0NzExNjA0*_ga_KXH10SQTZF*MTY5NjI2NjEyOC4zMC4xLjE2OTYyNjYyMDAuMC4wLjA&share_id=copiarlink 

Ler Mais
Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook