Transporte

Pedágio eletrônico no Sistema Anchieta-Imigrantes entra em fase de testes

Motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes terão, em breve, uma nova forma de pagamento de pedágio. A concessionária responsável pela administração da rodovia concluiu a instalação da infraestrutura do pedágio eletrônico Siga Fácil, modelo que permitirá a cobrança automática sem a necessidade de parada dos veículos.

Equipamentos já foram instalados

Os novos pórticos foram posicionados no km 33 da Via Anchieta e no km 19 da Rodovia dos Imigrantes, atendendo ambos os sentidos de circulação.

Neste primeiro momento, os equipamentos estão passando por testes operacionais e ainda não realizam cobranças. Até a conclusão dessa etapa, os usuários devem continuar efetuando o pagamento nas praças de pedágio convencionais.

Praças atuais serão desativadas

Com a implantação definitiva do novo sistema, as atuais praças localizadas no km 32 da Imigrantes e no km 31 da Anchieta deixarão de operar.

Segundo a concessionária, a fase de testes é necessária para validar o desempenho da tecnologia em condições reais de tráfego e garantir uma transição segura para o novo modelo de cobrança.

Como funciona o sistema Siga Fácil

O pedágio eletrônico utiliza um conjunto de câmeras, sensores e antenas capazes de identificar automaticamente os veículos por meio da leitura de placas e das tags eletrônicas instaladas nos automóveis.

A tecnologia foi projetada para operar com alta precisão mesmo em situações de tráfego intenso, neblina ou em veículos que trafegam em velocidade elevada.

Objetivo é tornar a viagem mais fluida

A adoção do sistema faz parte do processo de modernização das rodovias paulistas e busca aumentar a fluidez do trânsito, reduzindo filas e o tempo de passagem pelos pontos de cobrança.

Desenvolvido pelo Governo de São Paulo, o modelo segue a tendência de implementação do free flow, sistema que elimina a necessidade de cabines físicas e permite a cobrança automática durante o deslocamento dos usuários.

FONTE: Modais em Foco
TEXTO: Redação
IMAGEM: Reprodução/Modais em Foco

Ler Mais
Transporte

Imigrantes-Anchieta terá pedágio free flow a partir de julho

A Ecovias anunciou que o sistema de Pedágio Eletrônico, conhecido como free flow, começará a ser implementado no sistema Imigrantes-Anchieta, que liga São Paulo ao litoral paulista. A previsão é que a operação esteja totalmente ativa a partir de 1º de julho.

Como funciona o novo pedágio eletrônico

O pedágio free flow elimina a necessidade de parada para pagamento, cobrando automaticamente a taxa por meio de câmeras e sensores instalados em estruturas chamadas pórticos. Com o sistema, os motoristas passam sem interrupções, tornando a viagem mais ágil e segura.

Localização dos pórticos

Serão instalados dois pórticos: um em cada sentido da via Anchieta. O primeiro, iniciado neste sábado (7), ficará no km 33, no sentido São Paulo-litoral. O segundo, no sentido litoral-São Paulo, está previsto para construção no final de fevereiro.

Alterações no valor do pedágio

A mudança também traz redução no valor cobrado. Atualmente, a tarifa é de R$ 38,70 para quem vai ao litoral. Com os dois pórticos em operação, o valor será dividido: R$ 19,35 na ida e R$ 19,35 na volta.

Operação Comboio e segurança

Apesar da implantação do pedágio eletrônico, a Operação Comboio — utilizada para segurança em dias de neblina intensa — continuará funcionando. As praças de pedágio físicas existentes permanecerão nas rodovias para garantir o controle e a segurança dos motoristas.

FONTE: Agência Brasil
TEXTO: Redação
IMAGEM: OS2Warp/Wikimedia Commons

Ler Mais
Instagram
LinkedIn
YouTube
Facebook