O Porto Itapoá está dando início à sua Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. Esse projeto é mais um passo no crescimento do Terminal – consolidado entre os quatro maiores do Brasil –, que planeja ser o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033.
Essa nova fase prevê:
- ampliação do pátio em 120 mil m², chegando a 575 mil m²;
- aquisição do oitavo portêiner (equipamento para a movimentação de contêineres em navios de grande porte);
- ampliação do cais em 50%, chegando a 800m;
- aquisição de 12 guindastes híbridos, chegando a 22;
- aquisição de nove caminhões que movimentam contêineres, chegando a 58;
- instalação de 1.080 novas tomadas para contêineres reefers, totalizando 4.038 pontos e
- aquisição de scanner de última geração, chegando a três.
Os investimentos permitirão a atracação de até três navios de grande porte, além da redução das emissões de carbono na operação e de um aumento na segurança da circulação de cargas.
Esse investimento sucede ao da terceira fase, encerrada em abril. Com aporte de R$ 815 milhões, o pátio foi ampliado em 200 mil m², um novo armazém, com 8 mil m², foi construído e novos equipamentos foram adquiridos.
Canal de acesso à Baía da Babitonga
Em setembro, o Ibama concedeu a Licença de Instalação para obra de dragagem no canal de acesso aquaviário da Baía da Babitonga.
O projeto de dragagem vai aumentar a profundidade do canal externo de 14 metros para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Isso coloca o terminal como uma opção de hub, concentrando as cargas desses navios de dimensões maiores.
Com a concessão da licença, esta semana, o Porto de São Francisco do Sul já pode iniciar o processo de licitação para a contratação da empresa responsável pela execução da obra, estimada em R$ 300 milhões.
Com informações do Porto de Itapoá.