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Investimento, Logística, Portos

Plano de investimentos do governo federal no Porto de Itajaí será apresentado amanhã

Autoridade Portuária de Santos (APS) e superintendência local darão panorama da situação atual do porto

Em meio à polêmica pra liberação de cargas de fertilizantes no Porto de Itajaí, a situação atual do terminal peixeiro será discutida em reunião na Fiesc, nesta quarta-feira. No evento, a superintendência do Porto de Itajaí informou que será apresentado o plano de investimentos do governo federal pra que o porto se torne mais competitivo.

O encontro terá a participação do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, que assumiu a gestão do porto de Itajaí em janeiro no processo de federalização da autoridade portuária feito pelo Ministério dos Portos. O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, também vai participar. 

O evento é promovido pelo Conselho de Infraestrutura e pela Câmara de Transporte e Logística da Fiesc. O setor empresarial quer saber da situação atual e abordar perspectivas para porto de Itajaí. Questões de legislação também serão tratadas, com a participação de James Winter, membro da Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração dos Portos (Ceportos).

Plano de investimentos

Segundo o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, a reunião é fundamental para dar segurança e previsibilidade ao setor industrial catarinense, após a federalização. Ele destacou que os investimentos visam dar mais competitividade ao porto e impactam a economia catarinense.

Apesar de a movimentação do terminal de contêineres com as operações da JBS ainda não ter atingido nem a metade da meta prevista no contrato, João Paulo comenta que o porto “está bombando”, ao menos em relação à arrecadação. Isso porque a superintendência recebe as taxas mesmo sem a movimentação mínima exigida. 

“Neste ano, o faturamento já chegou a R$ 64 milhões, um crescimento de 158% em relação ao mesmo período no ano passado. Agora com mais investimentos do governo Lula, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), o Porto estará mais competitivo e oferecendo ao mercado mais previsibilidade”, afirma. 

Conforme o superintendente, “o Porto de Itajaí voltará a ser pujante, com grande movimentação de cargas e navios, boa infraestrutura e com importância econômica e estratégica para região, estado e país”. Na reunião na Fiesc, serão detalhados os principais pontos do plano. 

No pacote estão recursos para a expansão portuária, incluindo as obras do canal de acesso do rio Itajaí-açu, segunda etapa da bacia de evolução, readequação dos molhes de Itajaí, retirada do casco soçobrado do navio Pallas e obra de contenção da margem direita do canal portuário. 

Os investimentos ainda contemplam melhorias no serviço de dragagem, que terá uma licitação definitiva, e a construção do novo píer turístico pra atracação de navios de cruzeiros, previsto em área ao lado do Centreventos. “O governo Lula tem compromisso com Santa Catarina e vamos trabalhar para garantir os investimentos”, frisa o superintendente. 

Licitação da dragagem

Ainda nesta semana, na quinta-feira, o superintendente do Porto de Itajaí estará em Brasília (DF) para reunião no Ministério dos Portos e outros órgãos federais. O assunto principal da agenda será a continuidade das tratativas sobre o edital definitivo da concessão da dragagem, que deve ser publicado ainda este ano.

O atual contrato foi prorrogado emergencialmente por mais um ano, até a conclusão do novo edital, que prevê a concessão da dragagem por 25 anos. O contrato de longo prazo garantiria a manutenção do canal portuário, sem riscos de interrupções como a ocorrida em 2024 devido à falta de pagamento do serviço pelo porto. 

Em sua última visita à capital federal, João Paulo Tavares Bastos participou de uma reunião técnica no Ministério dos Portos. Segundo ele, o governo federal demonstrou apoio aos projetos voltados à ampliação da competitividade do Porto de Itajaí e na elaboração do plano de investimentos.

Fonte: Diarinho

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