Algumas empresas dos Estados Unidos estão ativando planos para proteger seus negócios da promessa do presidente eleito Donald Trump de impor novas e possivelmente pesadas tarifas sobre uma ampla gama de produtos provenientes de países como China e México, os principais parceiros comerciais dos EUA.
Trump propôs uma tarifa de 10% sobre todas as importações dos EUA e um imposto de 60% sobre os produtos fabricados na China, o que, se implementado, afetaria toda a economia ao elevar os preços ao consumidor e gerar tarifas retaliatórias sobre as exportações americanas. Trump também ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações do México.
Economistas alertam que os planos de tarifas de Trump, provavelmente sua política econômica mais significativa, poderiam elevar as taxas de impostos sobre importações dos EUA para os níveis da década de 1930, estimular a inflação, colapsar o comércio EUA-China, provocar represálias e reordenar drasticamente as cadeias de suprimentos.
A M.A.D. Furniture Design, baseada em Hong Kong, vai aumentar em 50% os embarques de suas cadeiras, mesas e luminárias de estilo moderno fabricadas na China para seu armazém em Minneapolis “para nos dar tempo para reagir após a eleição”, disse o cofundador Matt Cole.
Em Chicago, o cofundador da Joe & Bella, Jimmy Zollo, já quadruplicou os pedidos das camisas mais vendidas da varejista online, fabricadas na China, e dobrou os pedidos de suas calças mais populares para adultos com dificuldades de vestuário devido à artrite, demência ou uso de cadeira de rodas. “Dada a incerteza em torno das tarifas, queríamos que fosse entregue antes do Ano Novo Chinês”, em 29 de janeiro, disse Zollo sobre essa mercadoria.
Isso ocorre porque as fábricas chinesas fecham de duas a quatro semanas para permitir que os trabalhadores viajem para suas casas e celebrem o Ano Novo com suas famílias. Quando o trabalho é retomado, os pedidos de pequenas empresas como a de Zollo muitas vezes ficam para o final da fila, explicou ele.
Durante sua presidência de 2017 a 2021, Trump impôs ondas de tarifas sobre produtos como aço, máquinas de lavar, painéis solares e bens de consumo da China. Os importadores dos EUA reagiram apressando a chegada de mercadorias antes da implementação dessas tarifas.
Desta vez, a nova proposta de Trump afeta muito mais produtos e os portos marítimos dos EUA podem ficar sobrecarregados se as empresas americanas repetirem a estratégia de importação antecipada, conhecida como front-loading.
Essa medida protetiva exige recursos substanciais para cobrir o custo das mercadorias e o armazenamento prolongado, disseram os empresários à Reuters. Como resultado, alguns proprietários de pequenas empresas estão optando por não participar.
“Não estamos fazendo pedidos antecipados devido aos custos de armazenamento, envio expresso e outros custos associados”, disse Hilla Hascalovici, CEO da Periodally, com sede em Nova York, que vende adesivos de aquecimento fabricados na China para cólicas menstruais, que empregadores estocam em banheiros ao lado de absorventes e tampões.
Promessas de campanha podem divergir das políticas implementadas quando um presidente assume o cargo, afirmou Max Lemper-Tabatsky, cofundador da Oaktree Memorials, com sede em Denver, que vende urnas de cremação feitas na Ásia e na Europa.
“Em vez de comprometer um capital substancial com base em cenários hipotéticos de tarifas, estamos optando por uma abordagem de esperar para ver”, disse ele.
Alan Baer, presidente da OL USA, que lida com remessas de carga para clientes, espera que Trump leve adiante pelo menos parte de seu plano.
“As tarifas no setor de transporte são ruins, não importa como você olhe para isso”, disse Baer, acrescentando que a vitória de Trump provavelmente significa que sua empresa terá “menos coisas para mover e precisará de menos pessoas.”
Reportagem de Lisa Baertlein em Los Angeles e David Kirton em Shenzhen; Edição de Paul Simao
Fonte: Datamar News
Fornecedores e importadores dos EUA se preparam para as tarifas prometidas por Trump – DatamarNews
Clique aqui para ler o texto original: https://www.reuters.com/world/us/us-suppliers-importers-prepare-promised-trump-tariffs-2024-11-06/