Informação, Internacional, Sustentabilidade

Financiamento de projetos é tema de reunião entre Brasil e Japão

Banco Japonês para Cooperação Internacional deseja apoiar iniciativas do governo e de empresas brasileiras voltadas à descarbonização e à sustentabilidade ambiental.

Os diversos estímulos do Brasil para fortalecer a economia e atrair investimentos têm despertado o interesse de instituições financeiras estrangeiras que desejam estabelecer parcerias em áreas estratégicas. É o caso do Japan Bank for International Cooperation – JBIC (Banco Japonês para Cooperação Internacional, tradução livre), que esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), nesta quinta-feira (5/2), para conversar sobre a possibilidade de financiar projetos relacionados, por exemplo, à transição energética e à economia verde.

Recebido pelo secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, o diretor executivo sênior para as América do Sul e Central do JBIC, Masayuki Hamamatsu, enalteceu o longo histórico de relações do banco japonês com instituições brasileiras, a exemplo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com essa instituição, o JBIC já firmou, no passado, vários contratos, inclusive na Linha Green, que apoia projetos ambientais em países em desenvolvimento na forma de empréstimos, garantias e participações no capital. “O banco deseja apoiar o governo brasileiro e a economia como um todo, já que o país tem potencial em diversas áreas. Buscamos também parcerias com empresas em projetos relacionados à descarbonização”, afirmou Masayuki Hamamatsu.

No encontro,  além de conversarem sobre aspectos macroeconômicos favoráveis do Brasil – como o crescimento acima das expectativas do mercado (alta de 3,2% no PIB em 2023 e de 3,5% em 2024) e o fato de o país ter sido o segundo principal destino de Investimentos Estrangeiros Diretos  no primeiro semestre de 2024 (R$ 32,3 bilhões, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) -, o secretário executivo do MDIC e o  diretor executivo do JBIC abordaram questões sobre como o Brasil retomou e fortaleceu a sua produção industrial com a Nova Indústria Brasil (NIB).

“Com a NIB, o governo do presidente Lula estruturou as bases para uma indústria sustentável que gera emprego e renda. Essa política tem como uma de suas seis Missões projetos em bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energética, a fim de garantir os recursos necessários para as gerações futuras”, explicou Márcio Elias Rosa. Por isso, o secretário executivo disse ao representante do JBIC que o momento é oportuno para o Brasil estabelecer novas parcerias com o Japão, um dos principais parceiros econômicos do país na Ásia e cuja relação histórica e estratégica abrange investimentos em setores como o da indústria e de energia.

Deixe um comentário