Transferência acontece “em caráter de emergência” para “aumentar a confiabilidade ao atendimento às cargas do Rio Grande do Sul devido às cheias verificadas neste estado”
O Brasil passou a importar energia elétrica do Uruguai para garantir o fornecimento de energia no Rio Grande do Sul. A informação é do Operador Nacional do Sistema (ONS) e consta do Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO).
O documento cita que o sistema elétrico brasileiro importou ontem, dia 2, eletricidade uruguaia “em caráter de emergência”. A operação teve como objetivo “aumentar a confiabilidade ao atendimento às cargas do Rio Grande do Sul devido às cheias verificadas neste estado”.
A importação ocorreu ontem das 17h às 22h40 no horário de Brasília, informa o ONS. Havia previsão de importação de até 250 MW, mas o intercâmbio registrou transferência menor: de 51 MW.
O mesmo relatório cita que a geração de energia hidrelétrica na região Sul foi menor que o programado para o dia. “Devido à carga inferior ao previsto neste submercado (Sul) e no submercado do Sudeste/Centro-Oeste”, cita o relatório.
Ontem, a geração hidrelétrica somou 10.553 MW médios e a programação indicava 11.039 MW médios no submercado Sul.
Saiba mais em CNNBrasil:
Brasil importa energia do Uruguai para garantir fornecimento ao RS | CNN Brasil