A Schaefer Yachts exporta 40% da sua produção para os Estados Unidos, informou o fundador da empresa, Márcio Schaefer, durante o CEO Coffee AMCHAM SC, evento que aproxima empresários catarinenses do mercado norte-americano. A iniciativa foi realizada em parceria com a Federação das Indústrias (FIESC), na quarta-feira, dia 26, no estaleiro da Schaefer, em Florianópolis.
“Temos uma relação de longa data com os Estados Unidos. Começamos pequenos e estamos cada vez mais investindo na América”, disse ele, destacando que a empresa importa muitos insumos e componentes dos EUA. “Inclusive, somos parceiros de muitas fábricas norte-americanas que sempre estiveram presentes nos nossos projetos”, completou.
Márcio explicou que, antes de ingressar no mercado norte-americano, a empresa analisou as oportunidades e houve uma adaptação dos produtos que poderiam ser vendidos lá. “Os produtos recentes que temos lançado já foram desenhados para os Estados Unidos. Então, é uma parceria de muitos anos e temos pensado sempre em evoluir”, declarou.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que a Schaefer representa exatamente o espírito das empresas catarinenses: são nascidas no estado, crescem e se expandem para outros países, apesar dos desafios impostos pelo ambiente de negócios. “Santa Catarina é responsável pela produção de 70% dos barcos de lazer brasileiros. Os Estados Unidos são o nosso principal parceiro comercial. Temos aqui uma indústria competitiva, ousada e que consegue atender a vários mercados mundiais”, afirmou, alertando para as sobretaxas às exportações brasileiras impostas pelos Estados Unidos.
Por videoconferência, o ex-embaixador Rubens Barbosa, que atuou em Washington e conhece profundamente o mercado norte-americano, disse que
“o setor empresarial tem que ter presente que as medidas que o governo Trump está tomando representam, em grande medida, o fim das relações comerciais previsíveis – relações comerciais que foram governadas por regras criadas pelos próprios Estados Unidos. Vamos ter daqui para frente novas formas de relação comercial”, afirmou.
FONTE: FIESC
Schaefer Yachts exporta 40% de sua produção para os EUA | FIESC