A ponte Francis Scott Key,  popularmente conhecida como Key Bridge, foi atingida por um navio cargueiro e desabou sobre o Rio Patapsco, na cidade de Baltimore, Maryland, durante a madrugada dessa terça-feira (26/03) por volta de 1h30 (2h30, no horário de Brasília).

A Key Bridge é uma rodovia principal, com três quilômetros de extensão, que atravessa o porto da cidade, um dos mais importantes do país. O incidente provocou a queda quase total da ponte.

As autoridades presentes no local confirmam que vários veículos e pelo menos 20 pessoas caíram no rio, afirmam também acreditar que a colisão trata-se de um acidente não intencional. O corpo de bombeiros já se encontra no local trabalhando na operação de resgate das vítimas.

Para evitar maiores complicações, as autoridades afirmaram que todas as pistas próximas ao incidente foram fechadas até que a situação de resgate seja finalizada.

Imagens da Ponte Francis Scott Key antes do incidente.

Fatores Agravantes 

As condições climáticas e aumento da maré apresentam fatores de risco no resgate.

A temperatura da água no porto de Baltimore é de 9°C, de acordo com as autoridades, o que contribui para o risco de hipotermia nas vítimas sujeitadas a temperatura corporal menor que 35°C por longo período de tempo.

Segundo a equipe de bombeiros do local, dentre os veículos que sofreram a queda havia uma grande carreta. Foi notado grande mancha de óleo diesel nos arredores do pilar atingido pelo navio cargueiro momentos após a colisão.

Vídeos publicados em redes sociais reportam momento da colisão.

A embarcação 

O navio cargueiro do incidente é uma embarcação com bandeira de Cingapura de 300 metros de comprimento.

O navio “Dali” pertence a companhia de navegação Synergy Marine Group e estava partindo do porto de Baltimore à caminho de Colombo, Sri Lanka, seu destino final.

Todos trabalhadores da navegação já foram localizados e não relataram graves ferimentos.

Atualizações da situação serão noticiadas em breve.