Quem não é visto, não é lembrado. Essa máxima faz todo o sentido em diversas situações, incluindo o mercado de trabalho. Nós somos seres sociais. E por isso, nossa vida é pautada pelas nossas relações, sejam profissionais ou pessoais. Marcar um happy hour, trocar mensagens ou áudios em aplicativos pode parecer supérfluo para a carreira, mas não é bem assim. Apesar de trabalhar para empresas, pessoas se relacionam com pessoas e, portanto, quem aposta em networking sai na frente no ambiente corporativo.

Eu sei que você se preocupa com networking e as possibilidades de contato podem ser alavancados por eventos assim.  Mas antes de tudo, precisamos entender o que existe de errado com a maioria destes eventos.
O grande problema dos eventos de networking é que eles dificilmente são eficientes na hora de facilitar novos contatos.  Um estudo da Columbia Business School demonstrou que na maioria dos eventos de networking as pessoas tendem a conectar-se com pares que já conheciam anteriormente, não formando alianças novas.

Os pesquisadores organizaram um evento e convidaram 100 executivos e empreendedores. Um questionário anterior ao evento foi utilizado para entender quem os executivos já conheciam antes e sua disposição para conhecer pessoas novas.

Em média os executivos conheciam um terço dos convidados e 95% expressou o desejo de conhecer novas pessoas. No entanto, ao analisar os dados, os pesquisadores encontraram que mesmo querendo ampliar sua rede de contatos, os participantes passaram mais da metade do tempo conversando com pessoas que eles já conheciam.

Uma das conclusões do estudo é que, se até grandes executivos com intenção verdadeira de conhecer novas pessoas falham em seu objetivo, a força para sair da zona de conforto precisa ser muito maior.

Falta alguma CONEXÃO para que o Networking seja mais efetivo.


O RêConecta nesse momento esta sendo a possibilidade de introdução para alguns profissionais no mercado. 

Introvertido ou extrovertido, nós estamos conectando vários profissionais, para a possibilidade de negócios, apresentando nossos parceiros e oportunidades surgirem.
Saiba que você tem que ser intencional em ampliar seu leque de oportunidades. 
Você precisa diariamente conhecer uma pessoa nova, e inclui-la no seu ciclo, para que você possa gerar relacionamentos, pessoal e profissional.

Estamos gerando vários eventos de diversos gêneros, jantares, treinamentos, happy’s, cafés, porem todos com o mesmo foco, atrair profissionais da área de Comércio Exterior e Logística afim de gerar um networking qualificado e novos negócios. Fazer o mercado girar. 

Sair da zona de conforto, não é fácil. Pois percebemos ao longo dos eventos que muitas pessoas vem aos eventos e ficam sempre no seu ciclo, não fazendo novas parcerias. Aos poucos estamos quebrando essa barreira e trabalhando no nosso propósito de conectar os stackeholders da área e para gerar mais possibilidade.

Algumas DICAS:
Pesquise com antecedência as pessoas que frequentam esses eventos. Finalmente, é mais fácil conversar com alguém se ele não se sentir um estranho. Mesmo que você não os tenha conhecido pessoalmente antes, ter algumas informações básicas sobre eles pode sugerir possíveis tópicos de conversa. Você não precisa se tornar um stalker; suposições fundamentadas e pesquisas on-line leves podem levá-lo o bate papo, muito longe.

Ninguém é autossuficiente. Todos nós precisamos uns dos outros, pois cada pessoa tem suas habilidades e capacidades específicas. É nesse somatório e na troca de experiências que todos saem ganhando. Isso é válido tanto pessoal quanto profissionalmente.

Tenha constância em seus contatos. Além de fazer contatos é fundamental saber como mantê-los ativos, não adianta ter uma grande lista de nomes com potencial para realizações se não se fala com nenhum deles em seu cotidiano. Marcar um café ou um almoço de vez em quando com as pessoas da sua lista torna mais simples contatar esses indivíduos numa situação em que se precise deles.

Contudo, fique atenta para que essa relação não caminhe para um viés de interesse. Ninguém gosta de se sentir usado então lembre-se de alimentar a relação com boas experiências nesse tempo compartilhado.

Tenha algumas linhas de abertura prontas. A parte mais difícil de interagir com um estranho é a abertura. Como você começa? O que você diz? Desenvolvemos algumas perguntas que ela se sentiu confortável em usar e que não pareciam banais, mas abriram as portas para uma discussão mais substantiva. Eles não precisam ser profundos; o objetivo é iniciar um diálogo. As possibilidades incluem:

  • Qual é a coisa mais legal em que você está trabalhando agora?
  • Como você passa a maior parte do tempo?
  • Como você ficou sabendo do evento?
  • Quando há um vínculo comum, como um grupo de ex-alunos: em que ano você se formou/em que casa ou dormitório você morou?

E quando nada mais funciona, muitas vezes eu simplesmente digo: “Não conheço ninguém aqui. Posso falar com você?” Muito raro a pessoa responder, Não. 
Falar com estranhos provavelmente nunca será confortável. É cansativo quando um colega de avião começa a conversar ou um motorista de táxi quer saber muito sobre o meu dia. Mas com essas estratégias, é possível criar um pouco mais de espaço para o acaso em nossas vidas.

Basta você dar oportunidade!!!

À medida que você avança em sua carreira, você tem mais experiência e mais conexões para usar para networking.
Portanto, investir em relacionamentos é uma forma de estourar a própria bolha e se aproximar de novas pessoas. E, acredite isso pode ser feito em qualquer lugar! Isso é bom para questões sociais, mas é fundamental para a carreira e para os negócios, afinal, é nessas áreas que as pessoas investem boa parte do seu tempo.

Desejamos Sucesso
Equipe RêConectaNews

Resumindo, network é conexão off line.
Não é prospectar nem recrutar nem vender.
É conhecer, se relacionar, conversar.

Veja um pouco do que foi nosso JANTAR das Divas

Fizemos na ultima semana Networking de Valor:
Divas 06/06/2024 – Google Fotos