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FERRARI ignora a crise e bate recorde de vendas

Alta demanda comprometeu produção da fábrica de Maranello pelos próximos dois anos. Com alta de 14% nas vendas, demanda dos EUA vem ajudando a fabricante italiana a superar a desaceleração das montadoras. O desafio do mercado chinês está fazendo a empresa planejar lançamento do seu primeiro carro totalmente elétrico.

Apesar das crises no setor automotivo e de luxo, a Ferrari conseguiu aumentar suas vendas globais em 14% no quarto trimestre de 2024, aumentando 1,74 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão), em relação ao ano anterior, e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 15%, para 643 milhões de euros. Ambos foram melhores do que o esperado pelos analistas. A empresa também revisou sua orientação de lucro para 2025 para cima, mostrando um desempenho financeiro muito forte. Clientes Ferrari interessados em fechar negócio terão de enfrentar um longo teste de paciência antes de sair da concessionária de carro novo. Em comunicado, a marca informa que está com livro de pedidos completamente lotado e sem condições técnicas de atender novas encomendas pelos próximos dois anos. Com isso, a partir de agora, novos pedidos serão entregues aos consumidores apenas em 2027. Cabe salientar que as ações da empresa subiram quase 30% nos últimos 12 meses.

O momento comercial vivido pela marca de Maranello já pode ser considerado o melhor de sua história. A marca bateu recorde de vendas em 2024 e entregou em todo o mundo 13.752 carros (89 unidades a mais do que em 2023). A produção para os anos de 2025 e 2026 já está totalmente preenchida e, como dito, a lista de pedidos só cresce. Em entrevista recente, o CEO da empresa Benedetto Vigna afirmou que o crescimento da Ferrari será robusto nos próximos anos, permitindo que a empresa atinja o topo da maioria de suas metas de lucratividade para 2026, um ano antes do previsto. Os embarques aumentaram 1% para 13.752 unidades em 2024, impulsionados pelas vendas dos modelos Purosangue, Roma Spider e 296 GTS.

As vendas nas Américas, principalmente nos EUA, aumentaram 8% nos últimos 3 meses do ano. Na China, as vendas caíram 38% no trimestre, acelerando uma queda no país, embora continue sendo um mercado menor para a Ferrari do que seus concorrentes. É bem provável que a Ferrari reveja sua estratégia na China, em meio a crescente demanda por veículos elétricos de luxo no país, comentou Vigna. O fabricante poderia repensar seu limite atual de vendas no país de 10% do total de remessas para buscar oportunidades na era dos veículos elétricos, concluiu.

Em 2024 a empresa apresentou um supercarro de 3,6 milhões de euros, considerado um dos seus modelos mais caros. Entretanto planeja lançar seu primeiro automóvel totalmente elétrico no dia do mercado de capitais da empresa, que será em 9 de outubro deste ano.

Fontes: autoesporte.globo.com; bloomberglinea.com.br; copilot.microsoft.com. 

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