A guerra comercial entre Estados Unidos e China, combinada com tensões geopolíticas e entraves logísticos, está remodelando profundamente o comércio global. O alerta foi feito por Lars Jensen, um dos maiores especialistas do mundo em transporte marítimo e logística, durante a palestra “Excelência em Logística – O que Precisamos Vencer para o Brasil Avançar”, apresentada no Interlog Summit, evento que integrou a programação da Intermodal South America em São Paulo.
Jensen detalhou como tarifas de até 200% sobre commodities importadas, associadas a regras de origem pouco claras, têm criado um ambiente hostil para o comércio internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, produtos parcialmente fabricados no país, como calçados da Nike produzidos no Vietnã, podem ou não receber isenção tarifária com base em critérios subjetivos como design e propriedade intelectual. “Essa falta de clareza sobre o que é considerado ‘valor agregado nos EUA’ trava o sistema”, explicou.
O especialista ressaltou que a Customs and Border Protection (CBP) não possui capacidade operacional para lidar com o grande volume de pedidos de isenção baseados em critérios tão vagos, o que gera gargalos que impactam toda a cadeia logística.
Crise no Mar Vermelho Aumenta a Pressão – mas pode colapsar se a situação se normalizar
Outro fator agravante destacado por Jensen é a crise contínua no Mar Vermelho, onde grandes armadores seguem evitando a região devido aos riscos de ataques e instabilidade política. “A capacidade global de transporte está sendo absorvida por rotas mais longas e ineficientes. Mesmo com ataques aéreos de retaliação, a percepção de risco ainda impede que os navios retornem à região”, afirmou.
Essa realocação forçada de rotas resulta em custos mais altos, atrasos e menor disponibilidade de capacidade, impactando diretamente o comércio global e o abastecimento de cadeias produtivas em diversas regiões.
Caso a situação no Mar Vermelho se normalize repentinamente, a logística global enfrentará um colapso temporário. Segundo Jensen, haverá um impacto significativo durante aproximadamente quatro meses, já que os terminais europeus terão de lidar com o dobro de navios provenientes da Ásia — um volume para o qual não estão preparados.
Nesse cenário, os armadores priorizarão os prazos e, para manter os cronogramas, recusarão o embarque de contêineres vazios. Antecipando essa decisão, os terminais começarão a negar o recebimento desses contêineres de volta, comunicando a negativa aos shippers e consignees.
A consequência será um aumento nas disputas relacionadas a demurrage e detention, criando tensões entre armadores e embarcadores. O quadro se agrava com o fato de que, sem retorno dos vazios à Ásia, os estoques de contêineres no Extremo Oriente vão se esgotar.
Isso, por sua vez, levará à escassez de contêineres para novos embarques e, inevitavelmente, à alta nos preços dos fretes. Como ironiza o próprio especialista: “Acho que as companhias de navegação não vão se incomodar com isso.”
Taxação de Navios Chineses e Reações do Mercado
Durante a palestra, Jensen também comentou as propostas em estudo nos EUA para taxar navios operados por empresas chinesas ou construídos na China. As taxas podem chegar a US$ 10 milhões por escala, o que já está provocando movimentações no mercado. A Ocean Alliance, que inclui a chinesa COSCO e empresas como CMA CGM e Evergreen, estuda transferir seus serviços para operadoras não chinesas, a fim de evitar os custos.
Nova Taxação para Remessas de Pequeno Valor
Mesmo as pequenas remessas sofrerão impactos. A partir de maio, encomendas de valor inferior a US$ 800 — anteriormente isentas — poderão ser taxadas em até 120% ou em valores fixos entre US$ 100 e US$ 200, dependendo da transportadora. Empresas como FedEx, DHL e UPS terão autonomia para definir qual regime aplicar, o que adiciona ainda mais incerteza ao setor.
Planejamento de Longo Prazo Está em Xeque
Jensen foi categórico ao afirmar que, diante de um cenário tão volátil, o planejamento estratégico de longo prazo tornou-se impraticável. “Hoje, as empresas não constroem planos de cinco anos. Elas enfrentam obstáculos semanais, um de cada vez”, disse.
Segundo ele, a solução passa pela diversificação da cadeia produtiva e busca de novos acordos comerciais, como os que vêm sendo discutidos entre Mercosul e União Europeia. “O Brasil tem uma grande oportunidade de se reposicionar globalmente, desde que enfrente seus desafios logísticos internos”, concluiu.
O Interlog Summit, onde a palestra foi realizada, reuniu especialistas e líderes da cadeia logística durante a Intermodal South America, o maior evento do setor na América Latina.
Fonte: Datamar News
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