A parceria de um grupo de mídia com empresas acelera negócios

Parceria entre uma startup ou empresa com um grupo de mídia forte para acelerar negócio inovador tem nome no mundo da tecnologia: media for equity (M4E). Esses “braços” de empresas de comunicação estão conquistando mais espaços e começam a fazer a diferença em ecossistemas de inovação no Brasil.

O M4E foi tema de painel no Startup Summit, em Florianópolis, quando a Nexpon, da NSC; a RBS Ventures do Grupo RBS, do Rio Grande do Sul; e a Acta Family Office, do Paraná, tiveram suas atuações destacadas pelos diretores Bruno Watte, Eduardo Seib e Léo Jianoti, respectivamente.

– Teve um momento muito importante para nós que foi o anúncio do primeiro case estruturado, profissionalizado, de investimento de Media for Equity no Brasil, que foi o investimento da Globo Ventures na Stone, em 2019. Esse movimento nos chamou muita atenção e começamos imediatamente a procurar alternativas para fazer um processo semelhante – destacou Bruno Watte.

A Nexpon foi fundada em 2022. Começou como uma spin-off do NSC Lab que atuou por dois anos. Por isso é uma das pioneiras em media for equity no Brasil.

Atualmente, ela conta com seis empresas ativas, a Nonno, BuscaOnibus, Anfitriões de Aluguel, Cervejaria MB (antiga MILLEBIER), AHOY! e Delivery Much. O primeiro investimento foi um pouco antes, em 2021, na Nonno, startup que conecta famílias a cuidadores selecionados. Depois vieram as outras parcerias e, em 2024, os investimentos foram na AHOY! e na Delivery Much.
– Buscamos, sobretudo, negócios B2C que já estejam faturando, que tenham CNPJ em Santa Catarina e desejo de expandir no estado. Não é uma limitação ou priorização restritiva, mas estamos dando uma atenção especial a startups mais maduras, indústrias de bens de consumo e franquias, mas, nossa tese é “flexível”, estamos abertos a analisar oportunidades. Estar pronto para escalar é uma condição e estar faturando seis dígitos é um diferencial – explica Bruno Watte.

Segundo ele, um dos principais critérios para a NSC firmar um contrato de M4E é a empresa ter maturidade, estrutura e estar preparada para um crescimento acelerado do negócio. E outro é o quanto a mídia tradicional vai ajudar a empresa a ser uma alavanca para gerar valor.

Esse modelo de participação empresarial também será abordado por Bruno Watte no Conexão WK 2024, evento de tecnologia que acontece em Blumenau nos dias 12 e 13 de setembro com proposta de oferecer uma experiência imersiva de negócios, gestão e tecnologia. O Conexão tem apoio da NSC e a palestra será dia 12, às 14h.

No Rio Grande do Sul

Eduardo Seib, afirmou que a RBS já fazia parcerias, mas num modelo diferente, tipo media partner. O formato media for equity se consolidou em 2022, com a criação da RBS Ventures, quando foi realizada uma  reestruturação empresarial. Atualmente, são seis empresas no portfólio, Pulso Creators, Player 1, Ventures Estádios, Kravi Portaria Remota, Salute e Doji.

– A gente, basicamente, divide nossa visão de investimentos em dois formatos. Um em negócios a partir do media for equity, com estratégias diferentes de acordo com cada perfil e estágio de maturidade de negócio.  Então, a gente brinca que trabalha desde uma startup que está começando, mas já tem produto validado, já tem mercado e capacidade de investimentos. E a nossa tese também é aderente para empresas que já faturam R$ 100 milhões, R$ 200 milhões ou R$ 300 milhões por ano – explicou o diretor Eduardo Seib.

Segundo ele, a RBS Ventures tem três investimentos no modelo M4E, que é na Salute, na Kravi Portaria e tem também a Doji, que é um marketplace de compra e venda de celulares usados. Além disso, a RBS está olhando negócios que circundam a atividade dela, por isso criou uma startup diferenciada, a Pulso Creators.

– A gente criou uma empresa de influenciadores para explorar um dos nossos ativos, que são nossos influenciadores da casa, e também o mercado de influenciadores do Rio Grande do Sul e para ter essa oferta mais robusta ao mercado anunciante – destaca ele.

Além disso, a RBS tem, também, um investimento com a Player One, que é um negócio de esportes eletrônicos, de games. E tem a Ventures Estádios, que hoje explora tanto a Arena do Grêmio, quanto o estádio Beira-Rio, em mídia, placas de ativação e outros serviços.

No Paraná

No Paraná, a Acta Family Office, do Grupo Paranaense de Comunicação, está ativa desde 2020. Atualmente, participa de sete empresas, entre as quais a WAP e a Blue M.

As três empresas de comunicação que atuam com M4E são afiliadas da Rede Globo nos respectivos estados. Por isso, a atenção é focada principalmente nos mercados estaduais.