Companhia supera a meta ambiental de destinação de pneus inservíveis e lança seu primeiro inventário de pegada de carbono

São Paulo, 06 de setembro de 2024 – A CantuStore, plataforma de tecnologia e logística que oferece soluções em pneus para pessoas e negócios, encaminhou para reciclagem 42,5 mil toneladas de pneus em 2023. O montante é superior à meta estipulada pelo Plano de Gerenciamento de Pneumáticos Inservíveis (PGP), do Ibama (Resolução Conama 416/2009), de reciclar 70% do peso total de cada pneu colocado em circulação no mercado – a CantuStore importou 55,3 mil toneladas de pneus no ano passado, e tinha metas de destinação de 38,7 mil toneladas, o que gerou um saldo positivo de 3,8 mil toneladas.

Como os fabricantes e importadores não possuem indústrias de reciclagem de pneus, o Ibama permite que empresas especializadas reciclem os pneus inservíveis e comercializem os certificados de reciclagem, com cada crédito correspondendo a uma tonelada de pneus reciclados.

Entretanto, a CantuStore preocupa-se em saber se tais créditos oriundos dos pneus tratados pelas recicladoras são verdadeiros ou não. Para isso, montou um sistema exclusivo de gestão e qualificação das empresas de reciclagem comandado por equipe de ESG especializada em logística reversa de pneus. A empresa é a única no setor de pneus a usar um sistema próprio de automonitoramento criado para avaliar as recicladoras com uso da Análise Preliminar de Perigos (APP).

A metodologia se baseia na ferramenta de gestão de risco MIL-STD 882-D, desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA e que pode ser aplicada a qualquer setor. A técnica propicia a identificação e a análise (preliminar ou não) dos potenciais riscos de fraude presentes em processos críticos como a geração de créditos de reciclagem.

Outra medida adotada pela CantuStore é realizar a escolha das recicladoras conforme sua localização. Desta forma a companhia garante os processos de reciclagem nas mesmas áreas em que comercializa pneus.


Reciclagem, qualificação e primeiro inventário da pegada de carbono

Tudo isso ajuda a CantuStore a reforçar as suas políticas ESG e a melhorar sua reputação no mercado. No ano passado, a empresa captou R$ 601 milhões com fundos de investimento estrangeiros, como o L Catterton e o IFC (braço financeiro do Banco Mundial).

Como salienta Beto Cantu, fundador e CEO da CantuStore, não basta apenas comprar os créditos de reciclagem de pneus. “É preciso monitorar esses prestadores de serviço. Queremos saber se o crédito que compramos é verdadeiro e qualificamos as recicladoras com sistema de verificação documental em níveis de compliance. Só a gente faz isso, e ainda dá um treinamento sobre a importância de manter os controles na recicladora”, afirma o executivo, acrescentando que a preocupação da companhia é demonstrar que cuida bem dos aspectos ambientais, qualifica o fornecedor do PGP, faz a gestão de risco para o investidor e melhora o score de ESG, o que facilita a captação externa.

A CantuStore também se preocupa com o tipo de reciclagem do pneu, que ocorre pela sua descaracterização, com remoção do aço e trituração da borracha. Normalmente, por seu alto poder calorífico, os pneus reciclados são queimados de forma controlada em fornos de cimenteiras, viram matéria prima para diversos usos ou podem ser reciclados por meio da pirólise. A técnica decompõe o pneu em quatro subprodutos: óleo, aço, negro de fumo e gás combustível. O método de reciclagem de pneus por pirólise é muito mais eficiente, pois gera matéria prima de valor agregado para o mercado.

A preferência pela pirólise é um exemplo de como a CantuStore já está olhando para o escopo 3 da metodologia de Science Based Targets Initiative (SBTi), GHG Protocol – o framework escolhido pela empresa para elaborar o primeiro inventário de carbono com ano-base 2023. “Estamos inventariando nossas emissões de carbono escopo 1 e 2 para a matriz, e avançaremos com o inventário em toda nossa operação até 2026”, adianta Beto Cantu.

Segundo ele, o compromisso com a descarbonização não para por aí. Depois de reconhecer sua pegada de carbono por peio do inventário, a CantuStore pretende elaborar um plano de redução e compensação das emissões de gases do efeito estufa da organização.

Sobre a CantuStore 

A CantuStore é uma plataforma de tecnologia e logística que viabiliza soluções completas em pneus, guiando quem compra e apoiando quem vende em uma oferta de produtos e serviços para uma experiência 360°, com intuito de abrir caminhos e ver pessoas e negócios evoluindo. A CantuStore é a maior importadora e distribuidora brasileira de pneus e controla a PneuStore, maior e-commerce de pneus do Brasil, a GripMaster, marca líder em pneus OTR e a SpeedMax, marca de pneus de alta performance fabricada pelo grupo.

Localizada em Itajaí, Santa Catarina, a CantuStore possui mais de 50 unidades distribuídas por todas as regiões do Brasil para oferecer soluções completas em pneus. Para mais informações, acesse: www.cantustore.com.br.

Siga a CantuStore no LinkedIn
Siga a CantuStore no Instagram   

Contato com a Imprensa

Capital Informação – Assessoria de Imprensa
Ricardo Varoli – ricardo@capitalinformacao.com.br
Mariana Lima – mariana@capitalinformacao.com.br
Tel.: (11) 3926-9517 ou 3926-9518

Visite CANTU STORE
CantuStore | Abrindo caminhos para pessoas e negócios