Comércio Exterior, Importação, Informação, Investimento, Navegação

Asia Shipping registra crescimento superior a 30% nas importações marítimas para o Brasil em 2024

A Asia Shipping anunciou um crescimento de mais de 30% nas importações marítimas realizadas para o Brasil em 2024, comparado ao ano anterior. No total, foram movimentados 230.556 TEUs, representando a maior parcela dos mais de 500 mil TEUs transportados pela empresa para toda a América Latina. Entre os principais setores que impulsionaram essa alta estão os de automóveis, eletrodomésticos e pneumáticos.

De acordo com Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping, o desempenho das importações foi impulsionado por segmentos estratégicos que apresentaram crescimento acima da média ao longo do ano. “Somente os pneumáticos – representados por pneus novos para carros de passeio – registraram uma alta de 15% no período, com a maior parte dessas importações oriunda da China”, destaca o executivo.

O setor de eletrodomésticos também se destacou como um dos principais responsáveis pelo aumento das importações. As vendas desses produtos cresceram 34% no Brasil apenas no primeiro semestre de 2024, conforme dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros). Para os próximos anos, as projeções indicam que o segmento continuará em expansão, com um crescimento estimado em 15,6% entre 2024 e 2029, quase o dobro do registrado entre 2019 e 2023, segundo a Euromonitor.

Cenário de 2025: novos desafios e oportunidades

Para 2025, o modal aéreo pode ganhar relevância nas importações, segundo Alexandre Pimenta. Esse cenário se deve às tensões geopolíticas que afetam rotas tradicionais do transporte marítimo. “Os conflitos no Mar Vermelho devem persistir, levando as principais transportadoras a desviar seus percursos pela África, o que impacta diretamente o uso do Canal de Suez. Como alternativa para evitar atrasos e congestionamentos nos portos, o transporte aéreo deve ser cada vez mais utilizado”, avalia o executivo.

Investimentos e aquisições estratégicas

Como parte de sua estratégia de expansão, a Asia Shipping realizou duas importantes aquisições em 2024. A primeira foi a Dati, uma plataforma em nuvem baseada em inteligência artificial que automatiza 87% das etapas do processo de importação. A solução oferece insights estratégicos para importadores e exportadores, permitindo o acompanhamento completo das operações, desde o pedido até a entrega da carga, em uma interface unificada.

A segunda aquisição foi a Hórus Logística, empresa catarinense especializada em serviços como armazenagem, cross-docking e gestão de inventário. Com essa incorporação, a Asia Shipping passou a oferecer soluções logísticas completas, apoiadas por tecnologias avançadas, como rastreamento via RFID, sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) e análises de dados por meio do Power BI.

Fonte: Portogente
Asia Shipping amplia em mais de 30% as importações marítimas para o Brasil em 2024 – Portogente

Deixe um comentário