Itajaí foi surpreendida por uma das decisões mais impactantes de sua história: a entrega do Porto de Itajaí à Autoridade Portuária de Santos (APS).
O prefeito Volnei Morastoni, sem qualquer comunicação clara com a população ou defesa incisiva da gestão municipal, assinou o convênio que oficializa a federalização. Um ato que marca o fim de décadas de autonomia, mas que, curiosamente, garantiu espaço para interesses específicos.
Entre as cláusulas do contrato, um ponto chama a atenção: a preocupação em assegurar a continuidade do Contrato nº 014/22 com a Vale Port Serviços Portuários e Locações Ltda, cujo sócio é Érico Laurentino. Enquanto questões como a proteção de empregos e a manutenção dos ganhos econômicos para a cidade foram deixadas de lado, Volnei fez questão de garantir que os interesses dessa empresa fossem incluídos e prorrogados até 31 de dezembro de 2025.
O silêncio do prefeito durante esse processo é ensurdecedor. Não houve um plano público, uma tentativa de articular com o governo federal ou até mesmo uma explicação clara para os itajaienses. O foco parece ter sido atender a demandas específicas, como as da Vale Port, em vez de lutar pelo que realmente importa para a cidade.
O que deveria ser um ato de liderança e transparência tornou-se um exemplo de omissão e submissão. Volnei Morastoni, ao invés de defender Itajaí, assinou o contrato como se fosse um burocrata cuidando de interesses pontuais, ignorando a gravidade histórica dessa decisão.
Agora, resta à cidade lidar com as consequências, enquanto o prefeito que “entregou tudo sem falar nada” garantiu apenas aquilo que parecia realmente importar para ele e seus aliados.
Carlos Eduardo Jörgensen
Parabéns pela matéria Rê! É preciso dar publicidade ao que é propositalmente escondido da população. Uma administração que tomou decisões sempre às escuras e em bastidores, com atores suspeitos, não está preocupada com reputação. Mas sim em garantir as melhores negociatas.
Jose batista
Voltei e Décio lima os traidores do povo de itajai
Juliano
Cadê os sindicalistas ??? Diretores dos sindicatos das classes portuária caladinhos. Berraram contra a privatização e durante dois anos comeram o pão que o capeta amassou. E agora mais um chute no 5aco do Volnei Melancia Morastoni.
Jeferson Lopes
Parabéns ao Sr. Morastoni representante do PT o partido mais amado dentre a classe brasileira, era previsto que ele ia finalizar o mandato dele deixando um estrago, era tudo que ele queria por saber que não será reeleito devido a aposentadoria, nunca foi de interesse dele defender a cidade que dirá deixar o Porto para a administração pública local, o maior interesse deste prefeito era enxugar o máximo que poderia de benefícios para que fossem distribuídos dentre os familiares que faziam parte do cabide de empregos e causar alguma destruição que o próximo governo teria que resolver a bucha… Plano muito bem articulado.
Jose batista
Cabe ao nosso novo prefeito Robson recorrer até no supremo para derrubar este decreto deste inimigo de itajai Volnei morastoni e não dar trégua,o porto de Santos não quer o porto de itajai
Ademir Reis
Só baboseira. Que gente ridícula.
João Reis Simas Júnior
Faz o L
O pior disso tudo é que toda a população paga por essas aberrações , falcatruas e roubalheiras desse sujeito que nem na prefeitura aparece há muito tempo , cadê o MP , os sindicalistas , os petralhas pra por esse vagabundo na cadeia
Celso
A culpa é do bosta que vcs idolatra.Desde que era presidente, todos sabiam que o contrato estava chegando ao fim.Ninguem fez nada, deixaram rolar e o abacaxi caiu nas mãos do novo governo.Em quatro anos não foi feito nada, com esse novo governador do estado, que ficou maguadinho por Lula ter tirado o herói dele da presidência, não fala com o governo, vcs votaram nos dois, agora respondam por seus votos errados
Ademir Reis
Ridículo. A população paga o o Porto parado. O porto tabombando. Tá maravilho e essa gente ridícula que acha que o porto é da prefeitura. ( tolinho) todos os portos são federais. Até. Mesmo os particulares ou privados ‘(são Concessão)
Regis Nascimento
Queriam o que ,se nós temos um prefeito um governador que só se elegeram fazedo elogios au presidente que nunca fes nada praxitajau e pra s c ,agora querem o porto pra cabide de emprego pra familicia ,com a filha da ex presidiaria, lotada aqui em itajai ganhando 13 mil reais por mês com o Jorge seifi
Lucio
Bandidos esse volnei e Décio merece uma cadeia
Olacir Rossi
Deixaram pra fazer tudo no ultimo dia,, deu no que dá. “Quem não joga nso ganha”
Muito bla bla bla,
João Borges
De quem é a culpa da ” destruição” do segundo maior porto do Brasil ?? Ninguém fala nada ,??
Como disse o Senador Amin foi uma barbeiragem o que aconteceu . Barbeiragem de quem ?? De alguém que levou 75,%dos votos em Itajaí.
João Borges
Ninguém responde ???
João Borges
Vamos lá ?? Respondam
Fernandes
Deixa eu adivinhar , a sua cabeça de merda.
A culpa não é do Volnei, a culpa não é do desgoverno Lula, o Décio é um tadinho, mas a Culpa é do Bolsonaro que deixou o governo em ah mais de 2 anos atrás?! Que tentou privatizar o porto e, certas pessoas entraram na justiça, conseguindo impedir a modernização e futuro do porto.
Artífice
Isso já foi premeditado para um fim, um fim que no tempo, não atendia a demanda para alguns de poder que ficaram pra trás nas negociações, mas esses alguns mudaram o fim anterior para esse fim de agora, carregado de intenções obscuras para previlegiar alguns, se vingar de outros…, o interessante é que os peões, aplaudiram num momento anterior, afinal, o amor era o que interessava para se manterem, a ironia, que esse mesmo amor mostrou a sua face interesseira…, teria de rir, se não fosse tão prejudicial para a maioria…
João Batista
Volnei conseguiu não deixar Bolsonaro, Jorginho e Robison privatizar o Porto, porque aí sim, era game over. Derrubou três numa paulada só. Merecia uma estátua na frente do Berço 1.
Jean
Itapoá é orivatizado e voando.
Navegantes é privatizado e voando.
Itajaí ficou parada por interesses políticos e a população que paga pela a estrutura toda e sem renda do Porto.
São Francisco do Sul é federal e alguém se lembra que já foi o principal Porto de containers do estado?
Ou seja, os portos privatizados só voam, criam empregos, melhoram a qualidade de vida em geral.
Os portos públicos sugam dinheiro dos impostos que pagamos que poderiam estar sendo investidos em saúde, educação e infraestrutura.
Acho que é um pouco lógico que empresa tem que ser privada, e governo nenhum não deve se meter em empreender, somente em ajudar com leis e infraestrutura para chegar nos portos e desburocratizar os entraves para novos investimentos.
Jaime
Pessoal que defendem a continuidade da administração do Porto de Itajai pela prefeitura, nunca entraram em um Porto, acabaram com tudo, só tem sucata, não tem um RTG , um caminhão, um guincho, com menos de cinco anos de uso, nada, ficou sem operar em 2022, depois 2024 praticamente sem opera de novo, agora de última hora o Prefeito ainda dá um golpe e estende o contrato da Empresa falida
Marcos
Eu aqui em Balneário Camboriú. Muito preocupado com tudo isso.
David
*Porto de Itajaí: a pirataria moderna*
Acossado por corsários e piratas desde muito cedo, o litoral catarinense atualmente convive com novas modalidades de pirataria. O Porto de Itajaí pode dizer que resiste há décadas a tentativas reiteradas de pilhagem por parte da fina flor da rapinagem local.
Desde que Collor criminosamente extinguiu a Portobrás, empresa pública federal que controlava os portos brasileiros, o Porto vem sofrendo inúmeros ataques com um único objetivo: arranca-lo das mãos do povo brasileiro e privatiza-lo, dividindo suas riquezas entre saqueadores e alguns poucos amigos.
O projeto da bandidagem é muito simples e segue um roteiro bastante claro que prevê inviabilizar o porto, descapitalizando o terminal até que ele fique inoperante, atrasado e em completo abandono. Assim que destruído e supostamente comprovada a sua ineficiência, ainda que provocada, o porto deve ser vendido entre os amigos, rendendo aos corretores altas somas de comissão.
Caso a privatização não ocorra rapidamente, o sucateamento já garante que, sem operações no Porto de Itajaí, as cargas sejam desviadas para os portos privados do complexo, onde muitos desses corsários já possuem partes do negócio ou são proprietários integrais. Ao leitor vale uma pesquisa sobre os portos particulares no rio Itajaí-açú para entender melhor quem é quem nesse xadrez, e quais são os interesses ocultos existentes entre os figurões da política local.
Por esse script passam todas as tentativas frustradas até então de privatização do Porto, incluídas as mais recentes, primeiramente operadas por Bolsonaro, Seif, Jorginho et caterva, e posteriormente, com as intenções expressas da chinelagem local chefiadas pelo prefeito eleito. Essa com ramificações que vão desde as Americanas até os delírios de um ex-mandatário caquético, filhote da ditadura.
A tara dessa turma é apenas sucatear o terminal e lucrar com sua venda, não se importando com os empregos e com a economia local. Arrancar o porto das mãos do povo, subtrair suas riquezas e deixar Itajaí às mínguas financeiramente. É claro que isso sempre é escondido por trás de um verniz modernizador e liberal. O golpe está aí, cai quem quer.
Nos últimos 30 anos, entretanto, o porto teve quem o defendesse da marginália. Arnaldo Schmitt por duas vezes, na campanha pela municipalização (que à época era sinônimo de porto público, hoje não mais) e depois nas eleições municipais de 2000, quando forrou a cidade com placas denunciando: Querem Vender o Porto. Dalmo Vieira denunciou o caso das “Defensas de Ouro”, o alfandegamento do Porto de Navegantes sobre a bacia de evolução dos berços de Itajaí, o direcionamento das cargas da Frigovale para Navegantes, entre outros escândalos. Depois Volnei Morastoni, que segurou o porto nas unhas nos últimos anos, em uma verdadeira luta de Davi contra os Golias terraplanistas de Brasília. Desta vez, ao que tudo indica, Décio Lima pegou o bastão e vai salvar o porto de mais uma tentativa de venda, apesar de ter sido injustamente satanizado pelos piratas e seus asseclas na mídia local por semanas.
A história da rapinagem sobre o porto público de Itajaí é antiga e, possivelmente, não deve terminar aqui. O porto é do povo. O porto é de Itajaí e do Brasil. O porto é público e continuará público com a federalização. Aos piratas restará mais uma vez a lamentação e a bebedeira nas tavernas locais.
CLAUDEMIR CASARIN
Seu comentário, se o jornalismo fosse sério, deveria ter sido publicado no lugar da opinião que este jornal publicou como matéria jornalística. Parabéns!
Renato
Se fosse um prefeito da esquerda… o nome do partido seria a primeira coisa a ser destacada…. como o prefeito é da direita… ai há todo um cuidado para esconder sua filiação partidária…. A direita sabe esconder suas mazelas e o povo nem percebe… Triste jornalismo brasileiro!!!
Volnei de Direita?
Meu amigo… de onde que Volnei é de direita? Foi PT a vida inteira e só saiu do partido por politicagem, mas o partido nunca saiu dele.
João Alves
Perfeito. É isso mesmo. Tal como o chefe da seita são manipuladores profissionais. Se o partido fosse de esquerda…
Antônio D. Borges
Seu comentário resumiu tudo! Matou a pau!
Victor
Infelizmente não se tem mais jornalismo e sim opiniões ditas jornalísticas. Ainda bem que comentários postados aqui trazem luz, histórico, contra ponto
Flávio Rosa
Essa DIREITALHA EXTREMISTA NEGACIONISTA GOLPISTA FASCISTA queria os carguinhos para seus ASSECLAS comparsas….seu partidéKÚ “pAPUDA lOTADA “…. FALIU NOSSO PORTO…com o INELEGÍVEL NEGACIONISTA PATRIOTÁRIO… agora vai COMER NA MÃO…
Flavio
Lamentável, o Volnei Morastoni devolve a “galinha dos ovos de ouro” para o Porto de Santos, concorrente do Porto de Itajaí. Tudo por vingança e por alguns carguinhos para a companheirada. No fim da vida política entrega a cidade de Itajaí em situação lamentável, cheia de buracos, obras inacabadas e uma dívida enorme em DÓLARES. Por outro lado entrega o Porto com uma grande área, com terrenos valiosos adquiridos pela cidade de Itajaí. Deveria ser considerado “persona não grata” pela cidade de Itajaí. A câmara de vereadores que tome as providências para homenagea-lo.
Ivan
Santos fazendo o Município de Itajaí de empregado deles. Uma vergonha e uma safadeza de quem firmou esse documento.