O ser humano só está no topo da cadeia alimentar devido a sua capacidade de se comunicar com outros de sua espécie. Estamos falando do poder das relações sociais.

Aprendemos que, para nos tornarmos profissionais de sucesso, precisamos ser protagonistas da nossa própria carreira, estar atentos o tempo todo às tendências de mercado e as preferências e mudanças de hábito do consumidor.

Estamos sempre falando com pessoas, conhecendo novos produtos e serviços: fazendo networking. O networking é uma das estratégias mais baratas e eficientes de se fazer negócios.

Com as novas tecnologias e a internet, criamos redes de contato realmente poderosas e eficientes, capazes de compartilhar informações relevantes em poucos segundos para qualquer parte do planeta.

Podemos participar de eventos, webinars, grupos de WhatsApp ou contribuir com nosso conhecimento em fóruns de discussão em redes sociais, ampliando infinitamente estas redes de contato. Fato é que quanto mais avançada a sua capacidade de networking, maior a probabilidade de conseguir boas oportunidades de trabalho, parcerias, investimentos e clientes.

Mas afinal, quais são as formas de fazer networking e como se beneficiar desta rede de contatos poderosa?

O objetivo do networking é muito bem definido: promover a interação entre pessoas, formando um sistema de suporte no qual todos compartilham informações e serviços de interesse em comum.Ela serve paratrocar informações relevantese construir um relacionamento com pessoas que têm interesses em comum.

Existem diversas formas de fazer networking. Mas você sabe as vantagens de se ter uma rede de contatos poderosa, que vai te levar a um outro nível?

  • Criar novas oportunidades profissionais para alavancar sua carreira;
  • Encontrar parceiros ou investidores;
  • Prospectar leads e novos clientes para ampliar sua rede de vendas;
  • Aumentar o awareness e a influência da sua empresa no mercado (gerar autoridade);
  • Desenvolver novas habilidades técnicas ou sociais;
  • Formar alianças ou grupos de ajuda mútua;
  • Honrar teus parceiros que acreditam no seu projeto de desenvolvimento inovador;

Assim, vamos deixar algumas dicas para fazer um bom networking:

1) Participe de eventos da sua área de atuação:
Com tantas mudanças ocorrendo na nova economia, eventos são uma fonte muito rica de informação relevante e atualizada sobre mercados de consumo.  Independente do seu nicho de negócio, os eventos são a oportunidade perfeita para criar novas conexões profissionais, conhecer empresas, atualizar-se com tendências e técnicas diferentes.

2) Faça cursos online e/ou presenciais  (Presenciais são mais efetivos):
No pós pandemia as pessoas tem apostado muito em eventos presenciais, apesar de a vida estar bem corrida, os eventos presenciais tem maior adesão pela conexão direta com os participantes. Cursos presenciais também ajudam a formar excelentes redes de contato.

A sala de aula, por mais tradicional que seja, é um ambiente muito propício para que as pessoas compartilhem o conhecimento que já adquiriram sobre um determinado assunto, além de favorecer a concentração, o foco e a disciplina nos estudos.  Estes momentos são oportunidades perfeitas para fazer novos clientes, conhecer investidores ou encontrar parceiros estratégicos.

Venha treinar conosco:
TREINAMENTO COMUNICAÇÃO + VENDA + NETWORKING – Meu Ingresso

3) Escreva artigos, para Blogs e portais na sua área de atuação:
Você gera autoridade no seu nicho de mercado!!!
Outra forma de estimular o networking é escrevendo artigos para portais de conteúdo ou criar posts para o seu blog ou parceiros.
Além de ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, por gerar conteúdo exclusivo e qualificado a favor da reputação da sua marca, escrever artigos te torna mais conhecido no seu mercado. E sabe qual é a melhor parte? Esta é uma das estratégias mais baratas e eficientes para começar a construir sua rede de contatos.

OBS: Importante é não esquecer de monitorar os comentários, sugestões e feedbacks dos leitores após enviar os conteúdos.

4) Grupos em redes sociais:
O Facebook e o Linkedin são as duas redes sociais mais usadas para networking (tomadores de decisão “residem” nessas redes).
WhatsApp é uma rede poderosa, onde vc ja esta num nível de maior “intimidade” na sua rede. Cuidado para não ser evasivo.
O Slack, ferramenta de comunicação corporativa também possui grupos de discussão e tem ganhado um grande número de adeptos. Para qualificar ainda mais suas conexões, mantenha o seu perfil nas redes sempre atualizado e faça buscas específicas por perfis de seu interesse.

Ao adicionar alguém em uma rede social ou solicitar a entrada em um grupo envie uma mensagem personalizada contando um pouco sobre o motivo do pedido de contato. Utilizar das redes como uma ferramenta de networking, mas lembrando sempre que não vale só aparecer para “pedir” algo. Mantenha suas redes ativas, com contatos diários, se não semanais, crie oportunidades de conversar, faça benchmarketing, para atualização de mercado, manter-se CONECTADO.

5) Participe de Associações; 
Sim, uma excelente ferramenta para fazer networking são as associações, ns associações geralmente estão sempre atualizadas sobre as mudanças político-econômicas, legislativas e tendências de mercado. Voc~e precisa estar atualizado sobre seu ciclo social, para que possa alavancar seu mercado.

Pode ser muito interessante envolver-se com estas associações a fim de participar ativamente de tomadas de decisão importantes para o setor, como estamos vivenciando agora na PL 508/24 ( PL 508/2024 – Senado Federal ) em que seremos diretamente impactados, pois a PL508/24, pretende consolidar as principais normas relacionadas ao comércio exterior em um único diploma legislativo.

Contate-nos da NCE – ACII para falarmos a respeito.
(6) NCE Núcleo de Comércio Exterior da ACII | LinkedIn

 

6) HONRA TEUS PARCEIRO, eles podem te levar a um outro nível;
Honrar o seu parceiro é a principal base para fazer um grande networking de sucesso. Amplia sua rede através de parceiros de confiança e qualidade, que buscam a mesma visão de negócios e crescimento.

LEMBRE-SE: O networking só vale a pena se você aprofundar os relacionamentos com a sua rede de contatos. Criar redes de valor. Do contrário você se tornará apenas um colecionador de telefones e perfis nas redes sociais. Invista tempo de qualidade para trocar informações e experiências com as pessoas nos fóruns e grupos online, conferências e cursos. Com certeza o retorno sobre este investimento será satisfatório.

Criar relacionamentos de valor não é algo fácil de ser feito, mas muito gratificante.
Tenha pessoas de valor com você, seja disciplinado, tenha metas de vida e objetivos, assim você certamente alcançara um outro nível.

RêConectaNews .com.br 
Rê Palmeira
https://www.instagram.com/p/C8nGKmUxPQU/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==