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Agronegócio, Comércio, Logística

Brado amplia operações com gergelim e acompanha crescimento do mercado

O mercado de gergelim está em plena expansão e a Brado, empresa referência em soluções logísticas multimodais, acompanha esse ritmo com um crescimento expressivo no transporte do grão. Em 2024, a empresa transportou mais de 14 mil toneladas do produto, um aumento de 80% no volume em relação ao ano anterior, impulsionada pela crescente demanda do mercado. Com o recente acordo comercial entre o Brasil e a China e a abertura de mercado da Coreia do Sul, as expectativas são de um aquecimento ainda maior nas exportações do grão.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que as exportações brasileiras de gergelim saltaram de 151.216 toneladas em 2023 para 246.250 toneladas em 2024, um crescimento de 63%. Mato Grosso lidera a produção nacional, respondendo por 65% das exportações brasileiras em 2024. Parte dessa produção é escoada a partir do terminal da Brado em Rondonópolis, região estratégica onde é feito o transbordo de contêineres carregados com gergelim do modal rodoviário para o ferroviário.

“O gergelim é produto sazonal e tem um perfil concentrado no mercado de exportação brasileiro. A Brado oferece uma solução logística específica para esse produto e consegue trazer eficiência para a cadeia de exportação”, afirma Greici Araujo Silva, executiva de vendas da Brado.

No Brasil, a semente é comumente plantada durante a segunda safra (safrinha), após a colheita da soja ou do milho. Seu ciclo curto, de 90 a 100 dias, possibilita essa rotação, tornando-o uma opção lucrativa para os produtores. Além disso, o gergelim é uma cultura que exige menos recursos hídricos, sendo uma alternativa interessante em áreas com restrições de água. Apesar de não ter um volume tão grande como outras commodities como soja e algodão, o grão tem um alto valor agregado.

Abertura de mercados

Em novembro de 2024, o Brasil e a China firmaram um acordo que abriu as portas para a exportação de gergelim brasileiro para o maior importador mundial do grão. Em março deste ano, o país asiático habilitou 21 empresas brasileiras para exportação do produto. A China, que responde por 36,2% das importações globais de gergelim, representa um mercado promissor para os produtores brasileiros. No país asiático, a semente é muito consumida pela indústria da alimentação, especialmente para a produção de óleo.

Já em janeiro de 2025, foi a vez de a Coreia do Sul abrir seu mercado para o gergelim do Brasil, ampliando ainda mais as oportunidades. Esses acordos representam um marco para o setor de gergelim no Brasil, que agora conta com dois importantes mercados para escoar sua produção e impulsionar seu crescimento.

“Com esses novos acordos, as perspectivas para 2025 são ainda mais promissoras, e estamos preparados para oferecer soluções logísticas eficientes e seguras para os produtores de gergelim”, afirma Mayra Antunes Coelho, executiva de vendas da Brado.

A solução multimodal da Brado oferece aos produtores de gergelim uma série de vantagens. A segurança é um fator primordial, com o grão sendo estufado nos contêineres na propriedade do produtor e seguindo lacrado até o destino final, o que garante a qualidade do produto e minimiza os riscos de contaminação. A eficiência também é um ponto forte, com a combinação do transporte pela ferrovia nas distâncias longas e pelas rodovias nos trechos curtos, aproveitando a melhor vocação de cada modal. O transporte ferroviário também é mais sustentável, reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para uma cadeia logística mais verde.

Outro benefício oferecido é o Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) no terminal da empresa em Rondonópolis, que garante um processo mais rápido de liberação da mercadoria, com menos inspeções, ambiente seguro e monitoramento integrado à Receita Federal.

A segurança é outro fator primordial da solução, com o grão sendo estufado nos contêineres na propriedade do produtor e seguindo lacrado até o destino final, o que garante a qualidade do produto e minimiza os riscos de contaminação. A eficiência também é um ponto forte, com a combinação do transporte pela ferrovia nas distâncias longas e pelas rodovias nos trechos curtos, aproveitando a melhor vocação de cada modal, com os trâmites aduaneiros facilitados pelo Redex. O transporte ferroviário também é mais sustentável, reduzindo as emissões de CO2 e contribuindo para uma cadeia logística mais verde.

Fonte: Datamar News

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