Enquanto isso, Ocidente vai na contramão, com a tendência de eletrificação nos EUA e na Europa enfrentando ventos contrários
Metade de todos os veículos novos vendidos na China em julho eram elétricos puros (VEs) ou híbridos, mostraram dados do setor. Trata-se de um marco na indústria automotiva e mostra o quanto a segunda maior economia do mundo está liderando a transição global rumo à energia mais limpa em relação aos seus pares ocidentais.
Segundo dados da Associação de Carros de Passageiros da China, as vendas dos chamados veículos de energia nova (NEVs, na sigla em inglês) aumentaram 37% no mês passado em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, a fatia de veículos elétricos representa um recorde de 50,7% das vendas de automóveis novos.
Para se ter uma ideia, há três anos, esses veículos representavam apenas 7% do total de vendas na China. No entanto, os investimentos em cadeias de suprimento e os subsídios do governo chinês têm impulsionado o crescimento do setor doméstico de veículos elétricos, deixando para trás muitas marcas estrangeiras estabelecidas.
O sólido crescimento nas vendas de veículos elétricos puros ajudou algumas marcas locais, incluindo BYD e Li Auto, a estabelecer novos recordes de vendas mensais em julho.
O ritmo de crescimento dos veículos de energia nova na China acelerou em relação ao aumento de 28,6% registrado em junho. As vendas de veículos elétricos puros aumentaram 14,3% em julho, em comparação com o crescimento de 9,9% em junho.
Ocidente na contramão
Por outro lado, a participação das vendas de veículos elétricos e híbridos nos Estados Unidos foi de 18% no primeiro trimestre deste ano, de acordo com a Administração de Informações sobre Energia dos EUA, uma empresa de pesquisa.
Para o ING, a chamada eletrificação está abrandando no mundo ocidental, enquanto na China avança. “A tendência de eletrificação enfrenta ventos contrários nos EUA e na Europa este ano após o fim da primeira onda da mudança para VEs”, afirmam Oleksiy Soroka e Rico Luman, estrategista sênior de crédito e economista sênior do setor de transporte.
Segundo eles, a aceitação dos veículos elétricos no Ocidente está desacelerando. A expectativa do banco holandês é de crescimento marginal das taxas de penetração de VEs na Europa e nos EUA, para 24% e 10%, respectivamente, de 23% e 9% antes.
“Isso pode ser ilustrado, por exemplo, com os números de entrega da Tesla no primeiro semestre de 2024 que ficaram atrás dos números do ano passado, apesar das ações de redução de preços para aumentar os pedidos”, dizem. Para os especialistas, esse cenário mostra um “entusiasmo corroído” das perspectivas ocidentais sobre a direção de veículos elétricos.
Trata-se de um contrasta forte quando comparado aos esforços contínuos da China para acelerar a mudanças nas ruas e estradas. Afinal, as vendas de VEs chineses estão se aproximando de 10 milhões por ano, o que representa quase 60% das vendas globais. “Isso deixa uma lacuna com o resto do mundo”, completam os especialistas do ING.
Demanda fraca
No entanto, as vendas domésticas totais de automóveis na China caíram 3,1%, na quarta queda consecutivo. O número reforça que a confiança do consumidor chinês está fraca, uma vez que a economia chinesa luta para ganhar tração em meio à crise prolongada no mercado imobiliário.
A fraqueza no mercado automotivo levou a agência de planejamento estatal da China a anunciar no fim do mês passado que os subsídios em dinheiro para compras de veículos seriam duplicados – até 20 mil (US$ 2.785 ou R$ 15,5 mil, nas cotações atuais) por compra. O benefício será retroativo a abril, quando tiveram início.
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Além disso, algumas cidades com restrições à compra de carros começaram a relaxar as medidas.
Pequim, por exemplo, anunciou no mês passado que ofereceria expandir sua cota de licenças de NEV em 20 mil. Foi a primeira flexibilização das restrições desde que um sistema de cotas rigoroso foi implementado em 2011 para aliviar o congestionamento do tráfego e melhorar a qualidade do ar na capital.
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Na China, metade das vendas de veículos é de elétricos e híbridos (forbes.com.br)