A designação de inteligência emocional mais antiga remonta a Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência estão a reconhecer a importância de aspectos não-cognitivos.

Na década de 90, a expressão “inteligência emocional”, tornou-se tema de vários livros (e até best-sellers) e de uma infinidade de discussões em programas de televisão, em escolas e mesmo em empresas. O interesse da mídia foi despertado pelo livro “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman, redator de Ciência do The New York Times, em 1995. No mesmo ano, na capa da edição de Outubro, a revista TIME perguntava ao leitor – “Qual é o seu QE?” – apresentando um importante artigo assinado por Nacy Gibbs sobre o livro de Goleman e despertando o interesse da mídia sobre o tema. A partir de então, os artigos sobre inteligência emocional começaram a aparecer com frequência cada vez maior por meio de uma ampla gama de entidades académicas e de periódicos populares.

Daniel Goleman é considerado o pai da Inteligência Emocional.
Goleman definiu inteligência emocional como:

…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998)

Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:

  1. Autoconhecimento emocional – reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  2. Controle emocional – lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
  3. Automotivação – dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
  4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas – reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  5. Habilidade em relacionamentos interpessoais – interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.

As três primeiras são habilidades intrapessoais e as duas últimas, interpessoais.


Mas você DIVA que esteve conosco, sabe da importância entre ter o equilíbrio sobre todas essas emoções, por o principio de tudo é entender nossas próprias emoções!

A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro.

Falamos muito a respeito das SOFT SKILL’s e a importância que elas tem no nosso desenvolvimento de carreira.

Vou citar aqui algumas vantagens que você alcançará ao desenvolver melhor sua Inteligência Emocional:

– Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse;
– Diminuirá de discussões nos seus relacionamentos;
– Melhorará os relacionamentos interpessoais;
– Terá mais empatia pelo outro;
– Mais equilíbrio emocional;
– Maior clareza nos objetivos e ações;
– Melhorará a capacidade de tomada de decisão;
– Melhorará a administração do tempo e produtividade;
– Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
– Terá mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;
– Aumentará a autoestima e autoconfiança.

Esse tema de grande relevância para nosso mercado de Comércio Exterior e Logística, foi debatido esta ultima quarta-feira no Encontro das DIVAS.  Onde também, tivemos a dados que impactam diretamente na nossa área, em que certa de 60% dos profissionais afastados do nosso dia a dia do trabalho, são por alguma doença mental como, STRESS, ANSIEDADE, BURNOUT, DEPRESSÃO… entre outros… Assim precisamos ter líderes que tenham bem desenvolvidos as SOFT SKILLs para que as equipe sejam impactadas positivamente.

Assim, a inteligência emocional é uma habilidade valiosa que está se tornando cada vez mais reconhecida e valorizada no mundo empresarial. Assim, quem controla as suas próprias emoções, controla melhor seu futuro e sua carreira.

Você, como aplica a inteligência emocional no seu dia a dia do COMEX e da LOG?

Vamos juntos desenvolver?

Quer saber um pouco do que foi nosso ultimo encontro das DIVAS?

Basta utilizar o link abaixo para baixar as fotos.

Link: https://www.nilbernardofotografia.com.br/proof/s/encontro_divas_-_0702 
E-mail: Contato@reconectanews.com.br
Senha: 123456


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Agenda 2024

Fevereiro:
Dia: 24/02/2024
Treinamento de COMUNICAÇÃO EFETIVA PARA COMEX 
Com Gideão Ferreira e Lena Souza – à partir das 09:00h 
Vamos falar sobre COMUNICAÇÃO EFETIVA para COMEX, técnicas e praticas do dia a dia da importância da COMUNICAÇÃO EFETIVA.
Saiba mais no nosso LINK ABAIXO:
COMUNICAÇÃO EFETIVA E INTERPESSOAL – DIRECIONADA À PROFISSIONAIS DE COMÉRCIO EXTERIOR E LOGÍSTICA – Meu Ingresso

Teremos muitos EVENTOS para 2024… CONECTE-SE a nós e venha se atualizar no mercado.