O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Profissional de Logística, a ser comemorado anualmente em 6 de junho. O projeto foi transformado na Lei 14.329/22, publicada nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União. Os profissionais de logística são responsáveis por tarefas como administração de materiais e recursos, busca da eficiência de processos de trabalho, controle de estoque e armazenagem, e movimentação interna de insumos. O dia escolhido, 6 de junho, relembra a data do desembarque dos aliados na Normandia, França, durante a Segunda Guerra Mundial, também conhecida como Dia D. A operação é considerada um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos da história.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

PARABÉNSSS AOS PROFISSIONAIS QUE MOVEM O MERCADO 

Mas e a Logística o que é?
Estamos em um mercado acelerado que nos exige que sejamos muito mais assertivos e muito mais CONECTADOS. Então entendemos que nome mais trabalhado para fazer a diferença no mercado é LOGÍSTICA.
A Logística impacta diretamente na movimentação do país, principalmente após a marcante greve dos caminhoneiros que colocou o nosso país em situação de alarme. Contudo a logística seduz pelo seu aspecto extremamente importante e cá entre nós sem ela não faríamos chegar produtos aos supermercados, remédios aos hospitais, produtos agrícolas aos portos para exportação e o alimento às nossas mesas, sejam eles perecíveis, congelados ou empacotados. Sem a logística os nossos Correios não entregariam as encomendas de todos os dias. A Mercado Livre, Amazon, B2W, CNova, Magazine Luiza, Netshoes para citar algumas empresas que atuam e dependem fortemente da logística não fariam chegar milhões de encomendas aos seus destinos. As operações logísticas atuais são fortemente baseadas em custos.  E muitas vezes não se leva em consideração uma visão mais ampla correspondente a confiabilidade, impacto ambiental, riscos e principalmente vantagem competitiva. O que pode vir a ser uma grande problemática para os clientes.

E Sobre o futuro da Logística, como será?
Talvez o futuro da logística dentro do contexto da cadeia de abastecimento (Supply Chain) seja o de operar de uma maneira mais harmoniosa levando em conta rotas mais confiáveis que trarão um benefício maior no contexto ambiental.  E por que não dizer no custo global?  Muitas vezes avaliamos estes custos em suas características de micro níveis e voltados especificamente para produto, frete e entrega e não de uma maneira mais holística e integrada.
Um fator a ser avaliado cuidadosamente é o % de retornos de mercadorias devolvidas (Logística Reversa) pelos clientes e consumidores, decorrentes principalmente das compras via internet.

No futuro, como será a concorrência logística?
Irá vencer esta batalha, aqueles que possuírem uma logística mais robusta e que possa cumprir uma promessa de serviço confiável, rápida e economicamente viável, principalmente as empresas que tiverem seu nome forte no mercado para que possa cada vez mais gerar segurança e atendimento.
No caso do Brasil, a sua dimensão geográfica significa um desafio enorme para as organizações, principalmente para realizar as entregas de última milha, que tem uma característica muito especial uma vez que praticamente representa o contato final com cliente: no recebimento, na conferência, na descarga do produto, na sua qualidade e no prazo estabelecido.
A tecnologia é o grande instrumento que viabiliza gradualmente a mudança, onde a automação, robotização, Internet das Coisas, Big Data, Blockchain, Sistemas inteligentes, para mencionar alguns, darão a forma para a logística e supply chain do futuro. Isto é a LOGISTICA4.0.


Logística 4.0 é o nome dado à logística da chamada quarta revolução tecnológica e é caracterizada por automação, sistemas ciberfísicos e eficiência com o uso dos ambientes virtuais, normalmente integrando os setores e etapas da cadeia de processos de uma empresa.
Automatizar a logística contribui para o aumento da produtividade e para o ganho de eficiência nas operações. Alguns dos exemplos de inovações nessa tal de logística 4.0 e que a caracterizam são IPv6, Big Data e Computação em Nuvem.
É importante saber que a Logística 4.0 não é definida apenas por tecnologias específicas, mas por uma lista de princípios que estão ligados a essas evoluções tecnológicas. São eles a interoperabilidade, a virtualização, a descentralização, o tempo real, a orientação a serviço e a modularidade.

Deixe seu LIKE e ser COMENTÁRIO, para os amigos da LOG.
https://www.instagram.com/p/C73z73hOAtr/?utm_source=ig_web_copy_link